GRUPO DE ESTUDOS DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PAULO II – FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ

GRUPO DE ESTUDOS DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PAULO II – FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ
Análise coletiva – Caderno III  - temática 3
Orientadora de estudo- Profª Pedagoga  Marcia Prestes Belusso
Cursistas: Angelina Zandomenichi, Bruno Fernandes de Oliveira, Edna Patricia Profati, Denise Locatelli, Ida Maria Longo Borges, Ivone Donatti, Kathiane Ficanha, Lucia Inês Korb, Luci Lourence Padilha Chagas, Maria Bernadete Da Roza, Rosane Delesia Vescovi, Roseli Ribeiro de Jesus, Simone Mignoni Rizzon, Sirlei Aparecida Pimentel Gonzatto, Valmir Silva, Verônica Terezinha Kowlski
O currículo escolar, tem por objetivo orientar os profissionais da educação para que possam compreender e participar da organização do currículo escolar de sua instituição de ensino e é um elemento de suma importância para o planejamento do professor, pois possibilita organizar os conteúdos e as atividades. Ele é um recurso para o educador, com flexibilidade de ajustes para melhor atender as necessidades dos educandos no seu cotidiano. De forma ampla ou restrita as atividades desenvolvidas dentro da escola. Não se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído e repensado permanentemente no dia a dia da escola, com a participação ativa de todos que estão envolvidos nas atividades educacionais, principalmente aqueles, que atuam diretamente no estabelecimento escolar. Sendo assim, o currículo é um guia, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor, pois na medida em que atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem, deverá ser imediatamente modificado. E ocorrendo a necessidade de modificação do Currículo há que ter também um grupo de educadores efetivos e compromissados com a educação em cada escola. Onde esses profissionais da educação, em constante aperfeiçoamento buscarão o conhecimento científico assim como o conhecimento das reais necessidades dos alunos. Pois todo Currículo quando contextualizado pode possibilitar a integração palpável do conteúdo elencado no Currículo com a realidade a que se refere.