Professores: Alziro Batisti, Angelina Zandomenichi, Bruno Fernandes de Oliveira, Edna Patricia Profati, Denise Locatelli, Ida Maria Longo Borges, Ivone Donatti, Kathiane Ficanha, Lucia Inês Korb, Luci Lourence Padilha Chagas, Valmir Silva, Maria Bernadete Da Roza, Roseli Ribeiro de Jesus, Simone Mignoni Rizzon, Sirlei Aparecida Pimentel Gonzatto, Verônica Terezinha Kowlski
Orientadora: Marcia Prestes Belusso
Após leitura e análise do texto “Trabalho e Educação: Fundamentos Ontológicos e Históricos” de Demerval Saviani, disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf, sugerido como apoio ao estudo do Caderno I; realizamos reflexões sobre os temas:
Educação e trabalho.
Mundo do trabalho.
Sujeito do Ensino Médio.
Trabalho como principio educativo.
Buscamos rever nosso olhar sobre o contexto atual do Ensino Médio, procurando compreender os desafios educacionais presentes no cotidiano escolar. Tendo em vista o desinteresse de parte dos educandos que demonstram não tem expectativas em relação aos estudos e o abandono por outra parte quando buscam o mercado de trabalho. Através do estudo refletimos a relação original entre educação e trabalho. A ruptura entre os mesmos, bem como, a busca do reestabelecimento dos vínculos dentro da sociedade moderna capitalista atual. Dicotomia esta estabelecida historicamente na história da educação brasileira. Contudo temos consciência da importância do trabalho e educação enquanto essência humana, os quais devem preparar o sujeito para o mundo do trabalho. A educação deve constituir um processo voltado para o desenvolvimento humano integral, envolvendo uma formação de qualidade, onde teremos sujeito crítico e íntegro capaz de juntamente com professores buscar uma educação humana Integral.