Gravidez precoce: cuidados e desafios

CADERNO III – CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autora: Denise Maria Soares Lima
Tema: Gravidez precoce: cuidados e desafios

O tema a ser abordado justifica-se pela necessidade de um diálogo entre alunos e professores sobre gravidez na adolescência. Com muita frequência, jovens engravidam precocemente, antes dos 18 anos, e, consequentemente, muitas abandonam os estudos, por falta de apoio à sua nova condição.  A proposta sugere uma atitude não preconceituosa em relação a essas jovens na medida em que mobiliza toda a comunidade escolar para conhecer mais sobre o assunto, principalmente em relação aos cuidados e desafios a serem enfrentados pelas jovens gestantes. Neste sentido, o projeto se desenvolve usando recursos mínimos e apoia-se na atividade de pesquisa. Tanto professores como alunos são estimulados a pesquisarem em conjunto para que a coletividade escolar conheça mais sobre este assunto aflorando um debate acolhedor em relação às jovens mães e esclarecedor em relação ao tema.

Público alvo: estudantes do Ensino Médio

Profissionais participantes do projeto: professores e profissionais convidados, se possível, tais como: assistente social, médico, psicólogo, entre outros.

Objetivos:
Objetivo geral: Analisar interdisciplinarmente os diversos aspectos que envolvem a gravidez precoce.
Objetivos específicos:
Estudar a reprodução humana e métodos contraceptivos;
Conhecer os componentes químicos dos métodos contraceptivos;
Relacionar a origem do homem à origem do universo e sua evolução.
Pesquisar a história dos nascimentos, envolvendo a evolução de técnicas, aparelhos e medicamentos;
Relacionar a cultura local a outras culturas globais em relação à gravidez;
Estudar as representações sociais sobre maternidade e paternidade;
Pesquisar sobre mitos durante a gravidez;
Produzir histórias de vida conhecidas ou vivenciadas sobre o tema em debate;
Confeccionar fotografias, desenhos ou esculturas sobre gravidez;
Elaborar glossários em inglês sobre termos em estudo;
Entender sobre cuidados pré-natais e pós-parto;
Realizar   pesquisas comparativas a partir do banco de dados do IBGE, comparando idade, região, quantidade, renda, classe social, região em relação à gestação juvenil.

Áreas e disciplinas envolvidas:
Ciências da natureza: Biologia, Química e Física.
Ciências humanas:   História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Linguagens: Português, Arte, Inglês e Educação Física,
Matemática: Matemática

Propostas por disciplina:
BIOLOGIA: Estudo sobre reprodução humana, abordando particularmente o corpo juvenil.
QUÍMICA:  Análise sobre os componentes químicos dos métodos contraceptivos, estudando seus efeitos no organismo.
FÍSICA:  Relação entre a origem do homem ao estudo sobre as concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
HISTÓRIA:  Incentivo à pesquisa bibliográfica da história dos nascimentos, envolvendo a evolução de técnicas, aparelhos e medicamentos.
GEOGRAFIA: Relação entre a cultura local e outras culturas globais, explorando o comportamento em relação à gravidez.
SOCIOLOGIA: Estudo sobre as representações de maternidade e paternidade em relação às diferenças de classe, gênero e raça, incentivando à pesquisa sobre aborto e legislação.
FILOSOFIA: Estudo o que é mito e pesquisa sobre mitos na gravidez.
PORTUGUÊS: Incentivo à produção de histórias de vida conhecidas ou vivenciadas sobre o tema em debate.
ARTE: Exposição de fotografias, desenhos, esculturas sobre gravidez, explorando diversos materiais como reciclados, por exemplo.
INGLÊS: Elaboração de glossários sobre termos que envolvem o tema em estudo, tais como: gravidez, feto, reprodução, mãe, jovem, amamentação, cuidados, fecundação a partir do episódio “Sixteen and Pregnant” (Grávida aos dezesseis).
EDUCAÇÃO FÍSICA: Palestras sobre cuidados pré-natais e pós-parto, inclusive, com atividades físicas preparando os estudantes para relacionamentos presentes e futuros.
MATEMÁTICA:  Realização de pesquisas a partir do banco de dados do IBGE, comparando idade, região, quantidade, renda, classe social, região a fim de obterem noções de razão e proporção nos diversos aspectos sugeridos.

Tempo estimado: Duas semanas a três semanas.

Avaliação interdisciplinar: Exposição dos trabalhos realizados em murais por toda a escola.

Filme: As meninas. Direção: Sandra Wernek.

Referências
BRASIL. Ministério da Educação.  Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.

HEILBORN, M. L. et al. Aproximações socioantropológicas sobre a gravidez na adolescência. Horiz. antropol. v.8, n.17, p. 13-45, 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832002000100002>. Acesso em: 04 nov. 2014.

ONGO, L. A. F.; RIOS-NETO, E. L. G. Virgindade matrimonial e iniciação sexual: uma análise temporal.  In: XI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, Caxambu, MG, 1998, p. 241-261. Disponível em: < http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/PDF/1998/a131.pdf>. Acesso em 07 nov. 2014.