Graduação a distância

Mais de 23% das bolsas do Prouni são para graduação a distância. Segundo o MEC, 37.783 bolsas são para a graduação não presencial. Maioria das bolsas nesta modalidade cobre 100% da mensalidade.

Quase um quarto das bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) oferecidas no primeiro semestre de 2013 são para cursos de graduação a distância. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação, 37.783 das 162.329 vagas em instituições privadas de ensino superior custeadas parcial ou integralmente pelo governo federal estão alocadas em opções de cursos não presenciais. Isso equivale a 23,3% do total.O MEC não informou a quantidade de vagas disponíveis pelo Prouni na modalidade a distância na edição do primeiro semestre de 2012, nem quais são as instituições que mais oferecem vagas neste tipo de curso.

De acordo com os dados de 2013, e considerando apenas as 108.686 bolsas de 100% do valor da mensalidade, a porcentagem de vagas em cursos a distância sobe para 29,8%: são oferecidas 32.420 bolsas nesta modalidade.A grande maioria das vagas em cursos não presenciais neste ano é de bolsas integrais: 85,8%. O número absoluto de bolsas parciais em cursos a distância é de 5.363, ou 10% das 53.643 oferecidas pelo Prouni em todas as modalidades.O programa é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.

Modalidade EAD

A educação a distância (EAD), foi um grande passo para a democratização do conhecimento intelectual, oportunizando o acesso ao ensino de forma mais fácil.Seu início foi marcado no século XVIII, quando um jornal dos Estados Unidos enviava as matérias anexadas ao mesmo. Porém, existem controvérsias sobre o surgimento da mesma, pois alguns pesquisadores relatam que seu início foi em 1881, pela Universidade de Chicago, através do curso de língua hebraica, e outros consideram seu surgimento em 1890, na Alemanha, ambos por correspondência.

No Brasil, o ensino a distância apareceu somente nos anos sessenta, as aulas eram transmitidas por rádio, com algum material impresso.Em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, o Brasil deu um grande salto na educação a distância, pois nesse período constituíram-se os primeiros cursos superiores, já regulamentados pelo Ministério da Educação.O EAD tem crescido muito no Brasil, em razão da era da informatização e as facilidades que essa proporciona, e entre 2004 e 2005 o aumento se deu em torno dos 32%, com aproximadamente duzentos e quinze cursos reconhecidos pelo MEC.

 

E você, ja pensou em fazer uma graduação a distância?
 

Comunidades: