A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação

Nucleo de Educação Cascavel

Colégio CEEP Cascavel - PR

Orientadora Ines Dos Santos

Tematica 5

Trabalho em grupo: Adriana Aparecida do Nascimento Pereira - Celina Kimie Takano Arake - Eunice Biller

Processo de elaboração do PPP, sua implantação, avaliação e alterações

 

A construção do Projeto Político Pedagógico no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP) iniciou-se no ano de 2005, através de discussões juntamente com a Secretaria de Estado de Educação, sendo alterada sempre que necessário tornando-se mais sistemáticas. A parte teórica foi aprofundada num primeiro momento, por meio de um seminário, posteriormente nas capacitações para professores, foram proporcionados dois momentos específicos para trabalhar as questões teóricas do PPP, cujo objetivo foi delimitar e optar pela concepção de educação.

Concepção de sociedade, de conhecimento, de homem e de ensino que norteia o PPP
O Projeto Político-Pedagógico – PPP é um documento que tem um caráter propositivo, pois define a concepções filosófica, pedagógica, de homem, sociedade e de trabalho, bem como a concepção filosófica, pedagógica e psicológica que norteiam o fazer pedagógico.
O documento ficou estruturado em dois volumes, sendo o primeiro composto pelos marcos situacional e conceitual, e a apresentação do marco operacional. Já o segundo volume apresenta a documentação legal, com o Calendário Escolar, Matriz Curricular, Regimento Escolar, Estatutos das Instâncias Colegiadas, Proposta Curricular e Projetos. (PPP, 2005, p. 5)
Observa-se que a escola busca a apropriação do conhecimento científico de acordo com a realidade para a formação de sujeitos conscientes e críticos, objetivando a participação efetiva dos membros envolvidos articulados pela Equipe Pedagógica (Direção, Pedagogas e Coordenadores de Curso).
A Equipe Pedagógica se articula para aproximar as concepções filosóficas, psicológicas, pedagógica de maneira a atender o homem na sociedade. Todo e qualquer projeto norteador de uma atividade a ser desenvolvida, necessita de constantes avaliações e retomadas, seguindo o curso da história dos indivíduos envolvidos, por isso este é um documento aberto, em continua implementação e avaliação.
O PPP se dá em uma construção coletiva, onde é acompanhado pela APPAF, Conselho Escolar e a Comunidade escolar, para que se efetive o processo ensino aprendizagem. É responsabilidade de todos os sujeitos envolvidos, construir e avaliar o que está no PPP, para que este não fique apenas no burocrático, mas que se efetive na teoria e prática e haja reflexão constante por toda a comunidade escolar, sugerindo mudanças quando se fizer necessário.
O PPP da escola, construído coletivamente, contempla o aprender democrático, tendo como o objetivo o desenvolvimento integral do aluno, como ser reflexivo e crítico da sociedade e engajado politicamente no meio em que está inserido. A prática pedagógica se dá por meio de diálogo e participação dos alunos no aprendizado, pois acredita-se que o aprender efetivo se dá pela participação e envolvimento nos conteúdos propostos.