Gestão Democrática - Um desafio para a educação
Reflexão e ação do Caderno V
Questão 1
Inclusão – A participação do professor na elaboração do PPP, na discussão do calendário escolar, na prestação de contas, na participação do conselho escolar, na legalização da hora atividade.
Exclusão, quando as verbas saem da esfera estadual e federal e chegam aas escolas já direcionado. Sendo que muitas vezes a realidade da escola é diferente das atribuídas. Nas questões pedagógicas com relação ao que fazer em relação as notas baixas dos alunos. As decisões são tomadas entre as pedagogas e direção, ficando para o professos o ônus de cumprir as decisões tomadas. Não existe dentro da escola um momento para discutir problemas referentes ao bom andamento da mesma. A não eleição dos diretores que deveriam ocorrer em 2014 ficando dessa maneira um processo não democrático.
Tendo em vista as situações acima apontadas faz-se necessário que haja uma participação do colegiado para que as exclusões apontadas sejam trabalhadas venham a ser superadas através de decisões conjuntas.
Questão 2
O Integral inserido na escola, foi um dos momentos bastante discutido pelo grupo escolar, a decisão tomada foi em comum acordo com todos, beneficiando os alunos, grupo escolar e comunidade.
Outro momento foi a reforma do PPP, onde a comunidade interna colaborou e foi de suma importância para os novos desafios propostos.
A escola está cada vez participativa, evolutiva e aberta a todos: professores, alunos, pais e comunidade, que devem contribuir para que esta trabalhe na construção de um cidadão pleno, que através de sua participação mais efetiva e comprometida possa leva-lo a construir um país mais justo.
Questão 3
Nossa escola possui o Conselho Escolar que regulamenta a gestão democrática com o objetivo de propor discussões e deliberações dentro de um processo coletivo. Evitando dessa maneira que decisões autoritárias sejam impostas ao colegiado e a comunidade na elaboração das regras e funcionamento da mesma. Faz-se necessário que haja uma participação de pais de alunos que mantenham contato com a escola. Também deverão ter conhecimento dos seus direitos e deveres, o processo deve ser democrático e coletivo e cujas regra sejam claras e transparentes, tornando assim um processo onde a participação de todos se faz realmente.
Questão 5
Patrimônio são todos os bens móveis e imóveis que fazem parte da escola. O corpo docente e equipe administrativa gerenciam esses bens, de acordo com as necessidades, fazendo reposições e concertos necessários. Dessa forma estabelece-se um vínculo de posse por parte dos mesmos. Por sua vez os alunos também fazem parte se apropriam desse conceito, porém não tem maturidade suficiente para cuidar e zelar desse patrimônios. A prova disso são as carteiras quebradas, vidros estilhaçados, porta sem fechaduras, pichações e outras formas de vandalismo. Isso acontece porque grande parte do tempo é vivenciado dentro do ambiente escolar. Em relação a participação dos pais, ocorre uma convocação pela escola quando se faz necessário, exemplo quando um aluno destrói o patrimônio e é justo que a família faça reposição. Em vista destes acontecimento cabe ações junto ao aluno que melhorem e conscientizem a preservação do que é público levando essa conscientização aos pais e a comunidade.
Questão 6
Tenho acesso ao PPP da escola, e acompanho as suas determinações. E se baseia em alguns princípios importantes, como exemplo: - A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.
- A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas.
- A gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer".
Com um projeto político-educativo construído coletivamente, a escola pode conseguir buscar sua função social de democratização do conhecimento e elevação do nível de consciência política das pessoas para sua emancipação. Isto transparece no relacionamento entre seus segmentos de professores, funcionários, alunos, pais e comunidade onde está inserida.
É importante fazer uma avaliação periódica das metas e dos prazos para ajustá-los conforme o resultado obtido pelos estudantes que pode ficar além ou aquém do previsto. As estratégias utilizadas para promover a aprendizagem fracassaram? Os tempos foram curtos ou inadequados à realidade local? É possível ser mais ambicioso no que diz respeito às metas de aprendizagem? A revisão é importante também para fazer um diagnóstico de como a instituição está avançando no processo de transformação da realidade. Além disso, o plano deve passar a incluir os conhecimentos adquiridos nas formações permanentes, revendo as concepções anteriores e, quando for o caso, modificando-as.
Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta. Se bem formatado, porém, o próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam de seu processo de determinação, viram verdadeiros parceiros da gestão. O processo de elaboração e implantação do projeto pedagógico é complexo e dúvidas sempre aparecem no caminho. A seguir, respondemos às oito perguntas mais comuns nesse percurso. Nos dois quadros, você encontra exemplos de unidades em que seu desenvolvimento representou um salto de qualidade. Assim, fica mais fácil checar como andam seus conhecimentos sobre o assunto e rever o projeto pedagógico de sua escola.
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