Reflexão e ação- Caderno 5
DIÁRIO
Colégio Estadual Olivo Fracaro-EFM
Hoje, 18 de novembro de 2014
Gestão Democrática realidade ou utopia
Teoricamente tudo é arquitetado para que a tão sonhada gestão democrática aconteça dentro de nossas escolas, da forma mais eficiente o possível, mas na pratica ocorre um monte de empecilhos, que transforma essas teorias.
Existem muitos fatores que dificultam todos os processos pedagógicos; a mudança constante do corpo docente é uma delas; professores que trabalham em mais de uma escola, com o tempo restrito, mal conseguem resolverem as questões burocrática em torno do arcaico livro de registro, muito menos refletir sobre gestão escolar para pontos específicos dessa ou daquela escola.
Pais que a cada vez mais atribuem a escola, aos professores, o papel de educar os filhos e demonstram claramente um desinteresse em relação aos estudos dos mesmos, utilizando a escola como deposito de crianças para terem um momento de estar livres de quem não se fizeram respeitar, situação essa, que interfere cada vez mais no trabalho do professor sem nada contribuir.
Funcionários mutilados pelo excesso de trabalho e as condições de saúde precária, exemplificado claramente pelo SAS.
Precariedade da estrutura escolar e muitos outros fatores.
Muitas vezes, a discussão e elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico e Proposta Pedagógica fica restrita a um pequeno grupo, que se forma a cada início de ano letivo, esse grupo repassa as informações, na medida do possível, para os demais que vão sendo inserido no decorrer do ano letivo, descaracterizando, sua importância.
O Plano de Trabalho Docente é de suma importância para a organização do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula e como suporte do trabalho pedagógico deve permear discussões entre os professores de matérias afins, visto que de um ano para o outro (série) pode acontecer troca de professores.
As discussões a cerca dos resultados das avaliações, pode ser um ponto de partida para o planejamento das ações desenvolvidas pelo coletivo escolar, é a partir dessas discussões que professores e equipe pedagógica, percebem as características de cada turma, podendo fazer um levantamento de intervenções que deram certo ou não, criando forma de nos organizar coletivamente para melhoria dos resultados.
Enquanto a intencionalidade de nossos representantes governamentais não estiver de acordo com a realidade de cada escola, a gestão democrática estará sempre comprometida, acontecendo como suporte das ações pedagógicas planejadas pelo coletivo escolar, que poderá trazer uma grande contribuição à medida que forem figurando um ambiente que estimule trabalhos conjuntos, considerando igualmente todos os setores, funcionários, pedagogos, professores, alunos, pais.