Democracia é uma palavra que define “Governo do povo e para o povo”, e neste sentido, a gestão democrática no Brasil remete a um processo vivenciado ao longo dos anos em nossa sociedade, sendo direcionada ao espaço escolar e aos segmentos deste espaço enquanto instituição comprometida com os saberes e o futuro da nação. A Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9394/96 competem a este período e tem em suas pautas as diversas lutas que a escola pública acessível, igualitária e de qualidade.
Gestão Democrática Escolar é o conjunto de responsabilidades administrativas e pedagógicas de liderança, coordenação, direção, enfim, toda e qualquer atividade desenvolvida no âmbito escolar pautada no projeto pedagógico e das demais ações e atividades. Neste sentido, os sistemas de ensino devem definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, considerando a participação dos profissionais da educação, na busca pela elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, junto às comunidades escolares. Neste contexto, a gestão democrática enfatiza então prática da democracia no ambiente escolar, vinculada à percepção de democratização da sociedade.
A gestão democrática também se pauta das decisões quanto ao uso de recursos, prioridades de aquisição de materiais de diversos tipos; nas formas de executar e atender às resoluções dos colegiados nos períodos avaliativos. Este projeto de administração escolar remete à universalização do ensino, e estabelece como prioridade no âmbito educacional um viés democrático, gerando a garantia da educação de qualidade e acessível a todos.
A qualidade que se busca na educação deve ser vista de maneira global, promovendo a interação entre os indivíduos e grupos que mantém a escola e que influenciam em seu funcionamento deve liderar a partir da combinação de diversos estilos através da participação, liderança relacional, percepção, reciprocidade, flexibilidade e negociação. à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento, na busca pela integração do objetivo, da ação e do resultado na visão de um bem comum da coletividade na comunidade escolar.
Neste sentido, a democratização do ensino transita na garantia de um ambiente escolar onde todos os alunos tenham acesso ao espaço, gosto pelos estudos e entusiasmo em aprender é preciso garantir no ambiente escolar que todos tenham a escola como espaço onde se possa aprender com entusiasmo. Para tanto, é necessário que a escola consolide sua autonomia, partilhe ações com a comunidade na qual está inserida e busque as devidas soluções para as necessidades presentes no cotidiano escolar.