O cenário educacional brasileiro, nos dias de hoje, concebe a questão da gestão democrática na escola pública como tema merecedor de destaque. A escola contemporânea deve ser entendida como uma organização social, humana e cultural, onde os sujeitos envolvidos tem seu papel delimitando num contexto de participação efetiva em relação ao desenvolvimento educacional, participando efetivamente para o desenvolvimento de ideias e propostas que posteriormente deverão ser executadas.
A sociedade contemporânea, embutida num modelo de transformações, tecnologias e ciência, requer a todo o momento a busca pelo conhecimento. Neste sentido, a escola pública brasileira reforça sua importância social, uma vez que é neste espaço que o conhecimento deve ser sistematizado.
A este respeito, tornou-se necessário que o ambiente escolar repensasse em sua forma organizacional sua organização, ou seja, na gestão, com objetivo de atingir de maneira eficiente o preparo dos sujeitos para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho, dentro dessa sociedade contemporânea complexa.