Manoel Tomé da Silva Neto
Col. Est. Olivo Fracaro Cascavel - PR
Gestão democrática é envolver todos dentro de um todo no trabalho escolar, o desafio é que todos participem nas ações desenvolvidas na escola, onde deve haver um gestor articulador, que perceba as necessidades da escola e que faça com que todo o quadro escolar e comunidade participem nas situações necessárias.
Para uma gestão democrática, Diretor e professores e comunidade escolar devem ser democráticos oportunizando abordagens, assuntos de interesse dentro de um todo com atitudes que reflitam na escola. Quando se conquista no coletivo, abrange um processo ganhador.
Vários aspectos constituem ou contribuem para a exclusão dos processos diretivos da gestão democrática, principalmente as determinações diretivas enquanto princípios normativos das instâncias governamentais; como por exemplo, a possibilidade de não flexibilizar aspectos pedagógicos como princípios avaliativos e a determinação do calendário. Podemos destacar também a dissociação entre os aspectos administrativos e a realidade didático pedagógica como determinar atividades que comprometam o comportamento coletivo. Em contrapartida, quando as propostas para ações organizacionais ocorrem em momentos direcionados e apresentados para o conhecimento de todos poderá ser determinado como um momento inclusivo,
Os Conselhos Escolares têm função de aprimorar a gestão democrática como espaço de decisão e deliberação das questões pedagógicas, administrativas, financeiras e políticas da escola. Dessa forma, o Conselho Escolar se torna um aliado na luta pelo fortalecimento da unidade escolar e na democratização das relações de ensino. Compete ao Conselho Escolar debater e tornar claros suas atribuições, objetivos e valores que devem ser coletivamente assumidos, definindo prioridades e ajudando o cotidiano escolar; suas reuniões devem ser de estudos e reflexões contínuas, que incluam, principalmente, a avaliação do trabalho escolar.
O Grêmio estudantil da escola tem uma função muito importante nas situações de decisões referentes ao funcionamento da escola ajudando nas tomadas de decisão administrativas juntamente com o conselho escolar ao qual faz parte..
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola visa encontrar as possibilidades de intervenção e transformação da realidade social, econômica, política, educacional e cultural, através do seu projeto educativo. Constituindo-se num instrumento esclarecedor da ação educativa da escola em sua totalidade que aponta um rumo, uma direção, um sentido explícito para um compromisso estabelecido coletivamente. Na nossa escola observa-se que foi construído coletivamente com a participação da maioria da comunidade escolar. Porém, precisamos avançar na sua execução, exigindo o envolvimento e comprometimento político-pedagógico de todos para as ações traçadas no PPP apresentem resultados satisfatórios na prática. Neste sentido, a gestão democrática deverá nortear a revisão periódica e principalmente a operacionalização deste documento, pois se constitui no processo político, por meio do qual às pessoas da escola, podem discutir deliberar, planejar e solucionar os problemas, criando encaminhamentos, acompanhando, controlando e avaliando o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da escola. A atuação de todos os seguimentos da comunidade escolar deverá ser sustentada pelo dialogo, embasada em cinco pilares: participação, competência, responsabilidade, ética e criatividade. Sendo assim, o trabalho coletivo, envolvendo a participação de pais, alunos, professores, pedagogo, funcionários e comunidade em geral na tomada de decisões contribuirá significativamente para o sucesso do processo educativo.