O Projeto Político Pedagógico do colégio Vidal Vanhoni foi elaborado de maneira democrática e coletiva pela comunidade escolar, tendo como pressuposto a Lei de Diretrizes e Bases, Lei Nº 9.394/96. Por se tratar de um projeto, constitui-se de planos e conceitos baseados em processos democráticos de decisões. Tem como principais objetivos garantir a formação básica do cidadão e o desenvolvimento integral do educando, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender ,tendo em vista a aquisição de conhecimento , habilidades e a formação de atitudes e valores; compreensão do ambiente natural e social do sistema politico, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; garantir o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, desenvolver no educando a capacidade de compreensão da importância do mundo de trabalho, suas diversidades, suas transformações no de correr do tempo. Por todas essas questões é muito importante ter o PPP como norte no processo ensino- aprendizagem. Ele possibilita a participação dos alunos em qualquer atividade voltada para o seu desenvolvimento pedagógico. O incentivo e a motivação são elementos externos, que precisam ser praticados para que os processos se efetivem. Os jovens precisam ser estimulados a participar, cada vez mais dos processos democráticos dentro da escola. Na sala de aula, não há divergência entre hierarquia e diálogo. Um ambiente harmonioso não necessita de autoafirmação, e o diálogo sempre prevalece, buscando a socialização e a tolerância pertinentes à diferentes opiniões. Em relação à análise do PPP, em reuniões e encontros pedagógicos, sempre há reflexões e mudanças a realizar. O nosso PPP é flexível e passível de todas as mudanças que achamos necessárias para o bom andamento do processo escolar. As estratégias de ensino praticadas em sala de aula, consideram a individualidade dos alunos, suas potencialidades, sua realidade social e cultural. Contextualizam o conhecimento para torná-lo significativo. Concebemos nossos alunos como seres pensantes, com autonomia, portanto, seres reflexivos, parte do processo educativo e democrático. Portanto, a gestão democrática, é um processo que permite, de forma otimizada, o desenvolvimento dos planos, das estratégias estabelecidas e pode garantir a qualidade do ensino .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Formação de Professores do Ensino Médio – Etapa I- Caderno 5
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – MEC- 2015
Professora Orientadora: Carla Renata Telles de Abreu
Cursistas: Circe Carneiro Leão
Adriane de Oliveira
Ariosvaldina Telles
Debora Peniche Taira
Gracilia Maria ramos Marques
Luciane do Rocio Mafra do Nascimeto
Luciana Lopes de Farias Xavier