A gestão democrática e o chão da escola

A gestão democrática e o  chão da escola

A promoção da gestão democrática depende muito mais da disposição de todos que trabalham na escola para dialogar sobre os problemas do cotidiano vividos por ela. Depende de um processo de construção individual e coletiva. Para promover a gestão democrática da escola precisamos dedicar tempo para a implementação do processo de discussão, tomada de decisão e execução  pela comunidade escolar.
A gestão democrática não passa somente na escolha da direção para que esta somente resolva e seja o esteio das decisões escola, esse processo necessita da participação coletiva da comunidade escolar e leva uma carga de trabalho (seja levantamento de dados ou preparo de relatórios/diagnósticos para a utilização na atividade coletiva, seja a leitura de textos diversos, o próprio planejamento da atividade e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos).Tudo isso demanda envolvimento, tempo e trabalho,reflexão e execução dos participantes.
O grupo elencou algumas situações que fazem parte de temáticas vivenciadas no ambiente escolar que podem ser objeto de discussões e suas deliberações:
1. Verba para a manutenção e compra de materiais pedagógicos;
2. Reelaboração sistemática do PPP e sua implementação;
3. Situações problemas no ambiente escolar decorrentes da rotina da escola e tomada de decisão para a mudança do regimento e PPP  e sua execução;
4. Conflitos internos e suas decisões e soluções de forma unilateral.
As temáticas elencadas acima frequentemente com  suas deliberações, não passam por decisões de forma coletiva e democrática conforme fundamentamos anteriormente. Falta sistematização e organização do tempo da comunidade escolar,  para que todos tenham o direito de fazerem   parte efetiva nas  tomadas de decisões,  fundamentação, aplicação e execução das situações problemas vivenciadas no ambiente escolar, de todo gênero, desde a questão financeira e a autonomia da escola, como as deliberações do Conselho Escolar.

Texto produzido pelos cursistas do Colégio Estadual Lúcia Bastos – Curitiba.