Gestão democrática da educação; ou gestão democrática da escola

Gestão democrática da educação ou gestão democrática da escola

 

Atribuições e funções mais comuns do gestor escolar:

    •      Ser um mediador entre o sistema de ensino e a unidade escolar e entre esta e a comunidade local.

    •   Manter-se atualizado com as políticas e diretrizes educacionais em nível nacional, estadual e municipal, socializando-as na escola.

    •   Zelar pela organização administrativa e educacional, definida no projeto pedagógico da escola.

    •   Manter organizados e atualizados os registros da escola, de maneira sistemática.

    •   Preparar e propor orçamentos, incluindo previsão de custos e despesas.

    •   Trabalhar a proposta do sistema de ensino cooperativamente com as comunidades escolar e local.

    •   Exercer a liderança, encorajando, persuadindo e motivando tanto os profissionais da educação quanto os demais membros das comunidades escolar e local.

    •   Negociar, em situações de conflito, visando ao sucesso escolar dos alunos.

    •   Conviver bem com a pluralidade cultural, ajudando a dissipar preconceitos.

    •   Avaliar seu próprio conhecimento, suas capacidades e habilidades, bem como os daqueles que estão sob sua liderança.

    •   Acompanhar e avaliar o desempenho de sua escola e informar ao sistema de ensino o quadro de vagas, transferências e aprovação.

    •   Zelar pela segurança de alunos, professores, funcionários e o patrimônio material e imaterial da escola.

    •   Desenvolver e manter um clima organizacional democrático e participativo na escola.

 

Além de exercer a liderança no ambiente escolar, o diretor deve incentivar novas lideranças, compartilhando compromissos e responsabilidades de forma criativa, visando à melhoria do processo e dos resultados educacionais. É importante que o(a) gestor(a) compreenda que o seu papel na escola deve ser o de líder democrático na coordenação dos processos pedagógico e educativo. Portanto, cabe-lhe a função de mediar à implementação dos espaços necessários às ações e das decisões compartilhadas na escola. Compete ao gestor, como liderança na escola, coordenar as ações, integrá-las, promover a participação das comunidades local e escolar na consolidação de uma escola focada no sucesso e bem-estar do aluno e na realização dos sonhos, objetivos e metas coletivos.

Quatro categorias que consideramos importantes em uma escola democrática:

a)   autonomia da escola, entendida como a capacidade da escola

estabelece as regras de seu próprio existir, levando em conta a sociedade a que serve, as orientações do sistema e seus próprios limites e potencialidades;

b) a escola compreendida como espaço público, que permite a inclusão de

classes, grupos e sujeitos subalternizados no processo de intervenção

política e contribui para a formulação de políticas educacionais mais

sintonizadas com o processo de democratização;

 

c) a ideia de projeto que supõe, o rompimento com o presente, que não satisfaz     os anseios e necessidades da comunidade escolar e, ao mesmo tempo, se lança para o futuro difícil, carregado de conflitos e contradições;

 

d) a avaliação institucional concebida como um processo que vai além da

avaliação do rendimento dos alunos ao se preocupar com o desempenho da

unidade escolar em seu todo.

DEMOCRACIA? NEM TANTO.

Sugerimos que acabe com as eleições para diretores. É urgente que se crie um novo modelo para escolha de diretores. A educação brasileira é uma das piores do mundo , é urgente que se mude esta situação, alunos com notas baixas, desestimulados, brigas em sala de aula, professores apanhando  em sala de aula , entrando em depressão sintomas de loucura, qualquer lugar no mundo é melhor que a escola, não vou relatar tudo que se passa pois é sabido de todos . Pelo amor de Deus alguém veja isso, estamos a beira da loucura. Sabe quem é o grande culpado por 80% dessa situação? Os diretores que precisam de votos para se elegerem nas próximas eleições, não vão chamar atenção dos professores  para não perderem votos, passam a mão na cabeça dos alunos, e agradam os pais se os filhos fazem bagunça ou não estuda para as avaliações . Eles são espertos, jogam muito bem, eles criam a chamada panela...sempre os mesmos. Eles não querem largar o poder, querem sempre ficar no poder, isso é péssimo pra educação, esses diretores cuidam de seus próprios interesses, os diretores fazem um plano de ação e não cumprem pois ninguém cobra , é só no papel . Tenho 44 anos de sala de aula e sei muito bem o que estou falando é minha vivencia do dia a dia. Acabei de afirmar que 80% dos diretores são os verdadeiros culpados. Quero aqui atribuir 10% do fracasso escolar aos chefe de núcleos que sabem da péssima qualidade na educação e não fazem nada, nada para melhorar a qualidade da educação, chefe de núcleo não pode ser cargo de confiança, tem que ser professor que realmente saiba de administração educacional .Têm que mostrar qualidades. Os outros 10% são de responsabilidade da Secretaria de Educação com suas politicas que não surtem efeitos, estamos no século XXI escrevendo em quadro de giz, enquanto as lousas digitais estão por ai toda parte, eu tenho a minha, mandei vir da China comprei com meu salario, uso meu projetor para ter uma aula mais atraente . Eleições para diretores criam divisões nas escolas que é um péssimo exemplo para os alunos. Sem contar que em época de eleições as escolas vira um inferno quando se tem mais de um candidato. Depois chamam isso de gestão democrática.

 

 

Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade.

Orientador Nair Dalmas Rodrigues.