GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA - CADERNO V

Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo

Professores: Jocimara Monsani, Cátia Luiza Zanoteli, Cristiane Eberhardt, Joziane Horn, Silvia Andrzejewski, Elizangela Silvestre Peron, Marcelo Maldaner, Rafaela Lago, Lucas Tres.

São Miguel do Iguaçu/ PR.

Qual o papel dos gestores frente às tomadas de decisões? Ter atitude, conhecimento geral do andamento de uma escola, habilidades para organizar seu grupo para que ocorra da melhor forma o Ensino/ Aprendizado, diagnosticar e resolver problemas com ética e eficácia, propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho.

Ao colocar um quadro na parede, quem enxerga melhor se o quadro está torto ou não? Quem o observa de longe enxerga melhor ou vice versa. E quem pendura o quadro pergunta:- Está bom assim? Na gestão escolar o diretor deve abrir as portas para a comunidade de forma que os gestores também participem das tomadas de decisões, pois as decisões e a implantação das mudanças, mudam hábitos e o cotidiano da comunidade escolar, e todos deverão adaptar-se a nova mudança. Portanto nada mais justo do que todos participarem das decisões, por mais que não agrade a todos.

Como já estamos cansados de saber, a democracia é para todos, as decisões devem ser tomadas em conjunto, e as diversas opiniões apresentadas em reuniões. O que costuma acontecer em algumas instituições, no momento dessas reuniões, seja lá o assunto que for, muitos não expõem suas opiniões e, posteriormente, criticam o que foi decidido pela maioria. Em nossa realidade estamos melhorando muito a questão das discussões, todos ficam a par das atividades que são realizadas.

A gestão democrática da educação está ligada a meios legais, institucionais e a ações e participação social; no que se refere a planejamentos e elaboração de políticas educacionais, nas decisões, nas prioridades de aquisição e uso de recursos. A democracia no ambiente escolar deve ter como prioridades: o acesso e a permanência do aluno na escola independente de sua classe social, raça ou crença e, o mais importante, a qualidade do ensino. Entre as decisões coletivas tomadas na escola temos como exemplo a destinação das verbas financeiras do Estado para a compra de materiais, comemoração de datas comemorativas e promoção para obter dinheiro, estruturação do PPP, organização do trabalho escolar e da Semana Cultural Indígena. É muito interessante analisar situações e ideias dos outros colegas para se chegar a uma decisão mais sensata.

Levando em consideração a realidade em que atuamos, sempre que necessário há reuniões com membros da APMF e Conselho Escolar para a tomada de decisões para um bom andamento da escola. A gestão democrática ocorre por meio de diálogo e respeitando os variados pontos de vista. Quando há um consenso nas decisões que envolvem a escola, o andamento e os resultados obtidos são satisfatórios e os membros envolvidos sentem que suas opiniões também são importantes e relevantes para a instituição de ensino.
Outro ponto importante é o PPP da escola, que de acordo com Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e 22 do Plano Nacional de Educação (PNE), a gestão democrática ocorre com a participação dos profissionais da educação na elaboração do PPP da escola e com a participação da comunidade escolar e conselho escolar. Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Por isso, anualmente deve haver a revisão do mesmo para adequá-lo de acordo com a realidade do aluno e da comunidade. Além disso, todos os professores devem ter conhecimento do PPP e contribuir com as modificações necessárias, de acordo com o contexto.

O Conselho Escolar também possui um papel importante na escola, há a participação ativa dos membros, nas decisões referentes à estrutura e, segundo seus representantes há opiniões diversas, porém, predomina aquilo que a maioria decidir.

Quanto à participação dos pais na vida escolar de seus filhos, percebemos que nos últimos anos a procura dos pais referente à aprendizagem dos filhos aumentou, no entanto, se fizermos uma média de alunos e de pais atuantes, o número ainda é pequeno. Acontecem reuniões e eventos (como A família na escola) para haver a aproximação da comunidade, professores e alunos, porém, percebe-se que esse diálogo é incentivado apenas pelo grupo escolar, o qual deveria ser cobrado mais também pelas autoridades indígenas da aldeia.

Metas traçadas ao final dos encontros do caderno V.

Propor uma reunião com os membros do Grêmio Estudantil, para mostrar a importância da atuação dos alunos na escola, para que passem da posição cômoda de alunos, e enxerguem também as dificuldades existentes na instituição; que tragam a gestão escolar, professores e funcionários seus pontos de vista para que dessa forma possam contribuir para um melhor andamento da escola.
Buscar para 2015 uma casa para os indígenas que estudam ou estudarão na UNILA e UNIOESTE, com isso facilitará a adaptação e diminuirá a desistência.