GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA - CADERNO V

Beatriz Zagonel de Camargo Mello

REFLEXÃO E AÇÃO  1
Professores excluídos nas tomadas de decisão:
Muitas situações ocorrem no dia a dia dos professores que os excluem de decisões. Nestas três situações os professores sentem que podem ser os mestres dentro da sala de aula mas, o sentimento é outro fora dela.
Situação 1
         Professores ainda em estágio probatório (apesar da maioria já ter sido PSS por muitos anos), com experiência equivalente aos estatutários e sobrecarregados de compromissos docentes e administrativos, como qualquer outro funcionário,se  sentem muitas vezes excluídos no que diz respeito a tomada de decisões em vista da frágil condição. Devido a esta situação, ficam inibidos de, lutar pela escola e por sua própria profissão.
Situação 2
          Na sociedade moderna, muitos jovens vem à escola com vivências diferenciadas quanto a autoridade e o respeito, refletindo isso dentro da sala de aula no convívio com o professor; Somado a isso, revindicações como a carga horária e a quantidade de alunos atendidos por turma e que levam a uma exaustão emocional, não tem sido atendidas. Isto tudo aliado ao mau comportamento dos alunos, expectativas familiares e pouca participação nas decisões institucionais pioram o quadro de estresse.
Situação 3
No sistema educacional existe a escola tradicional e a especial, cada uma comportando profissionais especializados em uma determinada área. Isto porque professores especializados desenvolvem competências para identificar necessidades especiais no aluno afim de dar um encaminhamento  diferenciado para cada tipo de deficiência. Porém, sem prévia consulta, os profissionais do ensino se viram em meio a alunos de inclusão sem uma formação especializada que lhes dessem habilidade para tal atribuição. Muitos professores se sentem desestabilizados frente a alunos deficientes, desestruturando o coletivo da escola. Até porque,atuam em turmas superlotadas que inviabilizam um atendimento diferenciado para tal situação.