Gestão Democrática: da educação e da escola. Uma visão do nosso cotidiano escolar.

Considerando nossas discussões e reflexões sobre o caderno V da Etapa I- Organização e gestão Democrática da escola, elaboramos este texto pensando na nossa realidade do cotidiano escolar .Tendo sempre em mente que nossos maiores objetivos em relação ao aluno são : que ele se matricule, que ele fique e que ele aprenda; antes de tudo democratizar a escola é garantir o direito à Educação.
Pensando na proposta da Gestão Democrática, consideramos algumas situações relevantes em que não houve consulta do grupo  à tomada de decisões relativas ao coletivo escolar:
- Quando as capacitações são determinadas e vêm pré-estabelecidas e formatadas;
- Quando, no final do ano, são exigidos relatórios complementares para comprovação e justificativas da situação escolar do aluno (se reprovado);
- Quando é planejado o calendário escolar pela escola, mas precisa ser aprovado de acordo com as solicitações da instância superior; etc.
Quais os possíveis motivos para tal exclusão?
- Imposição da hierarquia enquanto poder maior e, muitas vezes, autoritário;
- Sistema Político controlador, que estabelece as regras da Educação, mas não reconhece sua ação diária na escola, com suas dificuldades e realidades comprometidas e exigentes;
- Necessidade de estatísticas positivas que qualifiquem as ações políticas dos governantes e partidos. Por exemplo: Aprovação/Reprovação – quanto mais alunos reprovados, maior a estatística negativa e, consequentemente, maior a pressão política sobre as instituições educacionais. Quanto mais aprovações (independentemente da qualidade real dos alunos), maiores são os índices que valorizam o quadro político.
Em contrapartida, há momentos em que nos sentimos incluídos na tomada de decisões e ações :
- Distribuição dos tablets aos professores;
- Cursos e capacitações pedagógicas obrigatórias em horários indisponíveis para os profissionais (professores e funcionários do período Noturno);
- Formação através do PDE: obrigação para plano de carreira, mas sem reconhecer e respeitar a condição do professor quanto à carga horária dos professores frente à exigência de dedicação exclusiva para os estudos (ex.: professor com padrão de 20 horas, com salário referente, mas dedicação de 40h para estudar), além da validação acadêmica apenas interna, para a instituição “Estado”. Reconhece-se a preocupação com a formação do professor – o que gera mais índices e publicidade ao governo, fundamental estratégia da gestão política. Porém, vale ressaltar que o sistema de planejamento é inviável e injusto para com os profissionais, que precisam assumir todas as despesas deste período, e remanejar seus horários e responsabilidades de acordo com o que vem estabelecido, inclusive abrindo mão de seus direitos autorais ao final do processo.
- Elaboração do PPP: é responsabilidade pedagógica e docente, mas para ser aprovado, qualificado e validado, deve estar exatamente de acordo com as solicitações hierárquicas, nos mínimos detalhes, muitas vezes desnecessários.
Considerando a participação do corpo docente, da equipe pedagógica e toda a Direção, ressaltamos a importância dos grupos organizados atuando na escola, em parceria com a comunidade escolar, para que as ações positivas sejam efetivas e permanentes:
- Conselho Escolar e APMF
- Grupos de Estudos (Professores e Funcionários)
- Grêmio Estudantil
- Grupo de Pais
- Encontros/Eventos com a comunidade
*Encontrar, desenvolver, fazer valer as estratégias pedagógicas e legislativas para a aprovação/ validação dos documentos e ações necessários na escola
*Professores/Educadores: Assumir o Papel de Ensinar Pedagógico e dar Resultados por ele!
*Valorizar, Apoiar e Incentivar o que é Positivo, Belo, Bonito, Bom, Perfeito, Correto, Justo, Honesto – Focar e Fortalecer as Virtudes, e as dificuldades e desafios.
Só será possível atingir estes objetivos se houver engajamento de toda a  comunidade escolar, assim, deve-se abrir discussões em reuniões para tomar conhecimento  e opinar na elaboração do Regimento Escolar, Regulamento Interno e no destino das verbas. Estas reuniões devem acontecer  em segmentos, inicialmente entre professores, direção , pedagogas, Grêmio Estudantil  e funcionários, para posteriormente realizar com os alunos e familiares. No passado todas as tentativas de trazer a comunidade à escola  fracassaram.Pensamos como ações futuras em criar na escola, com o apoio do Grêmio Estudantil , momentos de lazer objetivando o envolvimento das famílias através da confraternização (dia do cinema, dia da família, gincanas, etc..).Após o envolvimento das famílias promover  encontros com os pais para estudos e trocas de ideias/experiências.
O Colégio Pinheiro do Paraná já possui um conselho instalado nos moldes da lei vigente.É composto por:diretor,representante da equipe pedagógica,representante do corpo docente (professores),representante da equipe técnico-administrativa e assistentes de execução,representante da equipe auxiliar operacional,representante dos pais de alunos ou responsáveis,representante da APMF.
E cabe ao Conselho Escolar analisar, autorizar e acompanhar a execução do Projeto Político-Pedagógico, bem como tomar decisões sobre as questões administrativas e financeiras da escola.Essas reuniões acontecem em de forma extraordinária, quando se fazem necessárias.A única falha seria que as decisões e prestações financeiras não são socializadas no ambiente escolar através de edital.
 O Grêmio estudantil é um órgão deliberativo que participa das decisões do coletivo da escola. Tem por função, integrar os alunos para que conheçam seus direitos e deveres dentro da escola. Parte integrante dos alunos que participam e atuam nas decisões precisam organizar, planejar,propor, assessorar a gestão democrática.
 Em nosso Colégio,o Grêmio teve inicio em 2014. no processo inicial com votação. Sua participação não é efetiva pelo tempo de sua organização. A orientação deste grupo esta em fase inicial. O presidente do Grêmio relata que ainda não tem todas as orientações para o trabalho, mas que já conhece os deveres e obrigações, bem como contam com a participação do professor que indica as propostas e formas de trabalho. A primeira ação  foi informar os alunos sobre a necessidade da carteirinha do estudante, portanto a fase inicial esta se concretizando.
Sobre as tomadas de decisão e participação existe a lei estadual nº 11057 que assegura que nos estabelecimentos de ensino médio e fundamental, públicas ou privadas, a livre organização de grêmios estudantis. Portanto segundo estes levantamentos ainda não existe a participação efetiva , mas ainda é um processo que precisa de amadurecimento por parte dos alunos.
São muitas as ações que o Grêmio Estudantil poderá promover no Colégio.Dentre elas ,destacamos:
- Integrar os alunos e a comunidade, promovendo eventos culturais como projeção de filmes, peças teatrais, gincanas, concursos de poesia, coral, festival de dança, de música, etc.;
- Organização de campeonatos esportivos nas diversas modalidades;
- Organizar palestras sobre, violência, drogas, sexualidade, meio ambiente, entre outras;
- Organizar e divulgar campanhas de agasalho, de alimentos e de outros recursos para as populações carentes;
- Organizar o jornal e a rádio da escola;
-Organizar movimentos para discussão de assuntos de interesse da escola e da comunidade escolar.

COLÉGIO ESTADUAL PINHEIRO DO PARANÁ - CURITIBA- Pr
ORIENTADORA DE ESTUDOS : RENATA JARDIM
GRUPO: ADRIANA PERALTA BARBOZA VIEIRA ;ANA CRISTINA GABRIEL DE ALMEIDA SOUZA;ANA LUIZA SAMPAIO LOURENÇO;CIRINEU BOBKO;DANIELLE MANSANI FERREIRA;JOAO VIANEI BRAGA;LOURDES CIVIDINI CASSAROTTI;LUCIANE BATISTA;LUCIANE SZTOLTZ;MARCIA ELIZA ZANIN;MARIA HELENA LAURINDO;MONICA KARINA HANSELE;PAULO SERGIO DE FARIA;PRISCILLA ABRÃO NG SCHIOCHET;ROMULO BARBOZA ALVES;ROSEMARY GOMES WELLNER;ROSICLEIA SEVERO;RUBENS RONDON KASSAR;SANDRO BENATO;SIDNÉIA GUIMARÃES CAMPOS;SILVIA REGINA LEBRE;VAGNA APARECIDA DA SILVA MUNHAO;