Gestão democrática da educação

Colégio Estadual Olivo Fracaro, Cascavel

Gestão democrática da educação e gestão democrática da escola
Acontecem muitas situações em que os educadores não são objeto de discussões sistemáticas e de decisões coletivas, geralmente quando as decisões partem de instâncias além da escola. O grupo com o qual troquei ideias é  unânime no pensar que quando as decisões são coletivas o resultado torna-se positivo, uma vez que as pessoas envolvidas acabam se comprometendo muitos mais.
Na nossa escola já existe o Conselho Escolar, acontecem reuniões periódicas para discutir os mais variados assuntos,  questões financeiras e principalmente  pedagógicas. As decisões têm sido tomadas de forma democrática, porém por falta de tempo , muitas vezes a comunicação entre os representantes e seus representados fica comprometida.
Quanto aos três aspectos que condicionam a participação dos pais elencados por Paro é possível observar na nossa escola que quanto ao aspecto econômico social, os pais têm muita dificuldade em se envolver nas atividades escolares por causa da falta de tempo disponível, as mães estão envolvidas com o trabalho doméstico e a jornada fora de casa. Em relação aos aspectos culturais, a maioria das mães não se acha em condição de participar ou acham melhor que a escola resolva as questões educacionais. Quanto as condicionantes institucionais, a escola muitas vezes acaba restringindo a participação da comunidade escolar.
A gestão democrática na escola deve acontecer em todos os espaços, principalmente dentro das salas de aula, uma vez que ali acontece a participação dos alunos, os quais estarão aprendendo e valorizando a democracia.