A Gestão Democrática é processo de construção social que requer a participação das instâncias colegiadas, onde há representantes de todos os segmentos: (APMF) Associação de Pais, Mestres e Funcionários, Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, agregando compromissos e responsabilidades na execução de metas e objetivos definidos de forma coletiva, tendo consciência que toda e qualquer decisão tomada em reunião por qualquer um dos segmentos deverá ser discutida e amplamente debatida e a tomada de decisão coletiva, seja nas questões de ordem pedagógica, financeira ou administrativa, terão um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem para efetivação das práticas democráticas.
Através do diálogo e da participação de todos os segmentos da comunidade escolar, obtém-se avanços significativos que possibilitam a ação mais efetiva no processo da construção do projeto político-pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola. Seus limites se expressam muitas vezes pela forma de distribuição e escassez dos recursos financeiros recebidos, pela legislação das políticas publicas, pela falta de consciência e falta de interesse pela participação política por parte da comunidade, ou mesmo descrença na concretização de seus direitos sociais.
A organização da Gestão Escolar Democrática é fator determinante para a qualidade da educação e a escola é o espaço privilegiado para a construção de saberes científicos essenciais na formação cidadã de jovens e adolescentes. Sendo assim, a democracia deve ser um exercício permanente e cotidiano em todos os segmentos das instâncias colegiadas, exercitando a prática do diálogo, do respeito às diferenças, oportunizando a liberdade de expressão e vivências efetivas no cotidiano, que favoreçam a construção de projetos coletivos. Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e união de esforços coletivos para implementar os fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva e que além da formação e estruturação das instâncias colegiadas, deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar.
A gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e ao desenvolvimento de atitudes que propõem a participação social representada pelo Conselho Escolar, APMF, Grêmio Estudantil, Representantes de turmas: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional, na democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como na garantia da qualidade da educação.
As atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades na formação da equipe gestora da educação são tão importantes quanto a prática de ensino em sala de aula.
A gestão democrática deve integrar objetivo, ação e resultado, nessa perspectiva a equipe gestora não pode jamais deixar de apresentar e analisar o resultado das avaliações da aprendizagem, avaliação institucional e externas para planejar ações que tenham como objetivo o bem comum da comunidade escolar