Gestão Democrática - apontamentos professores

Col. Alcyone Moraes de Castro Velloso
Caderno 5 - Gestão Democrática.
Reflexão e Ação – pg 12 e pg 18
Professores: Celso Luis Delattre; Gisele Ferreira de Andrade; Luis Carlos dos Santos; Vera Lúcia Andrade Leite
Orientadora: Patricia Cristina Toaldo

A partir de reflexões acerca do tema Gestão Democrática identificamos situações onde nos sentimos excluídos, no sentido de que, quanto as decisões a serem tomadas em relação a determinado assunto, pois muitas vezes somos CONSULTADOS com sugestões prontas, apenas temos que escolher entre uma ou outra.
Em relação às decisões a serem tomadas, no que diz respeito as condutas apresentadas pelos alunos, muitas vezes os professores são apenas informados sobre as decisões que a equipe pedagógica e a direção realizou. Em nosso ponto de vista, os professores devem ser consultados e participar das tomadas de decisões pedagógicas em relação aos alunos pois, somos nós que estamos diariamente com eles em classe.
Desta forma entendemos que a origem da qual esses fatos ocorra é a centralização do poder por parte de alguns diretores e equipe pedagógica. É preciso reorganizar o trabalho, superando na prática, a relação de poder que transforma os trabalhadores em apenas executores de tarefas, desprovidos de qualquer sentido de participação.
Durante o período letivo de 2014 tivemos situações onde no sentimos incluídos como por exemplo na discussão sobre a semana cultural de nossos alunos onde, em comum acordo, decidimos a melhor maneira de realizá-la; nas questões referentes as reposições de aulas, nós professores que escolhemos a melhor forma de acontecer; e sem contar com a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) pois este processo faz parte da gestão democrática e principalmente os temas estão diretamente ligados com a figura/atuação do professor.
Diante do acima exposto a algo mais a ser realizado para que a Gestão Democrática se efetive na prática, como por exemplo, solicitar da direção escolar a efetiva participação dos pais, comunidade, agentes de apoio e professores nas tomadas de decisões da escola.
Como sugestão, que os professores apresentem idéias, criação de projetos em benefício do aluno e da escola como um todo e levar para a discussão com o grade grupo para verificar a sua viabilidade e aplicabilidade.
Precisamos urgentemente de uma educação voltada para o conhecimento e para a ação, a qual capacite pessoas para analisar corretamente os problemas encontrados, para uma correta tomada de decisões, para o trabalho em equipe, buscando assim a melhoria conjunta e continuada de nosso cotidiano escolar.