A gestão democrática é processo de construção social que requer a participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e sua implementação. Processo esse que reconhece a escola como espaço de contradições, diferenças e encontros, o qual valorizar a cultura e a dinâmica social vividas na escola, buscando articulá-la com as relações sociais mais amplas.
A promoção da gestão democrática depende da disposição de todos que trabalham na escola para conversar sobre os problemas cotidianos vividos por ela. Tal disposição, depende de um processo de construção que é social. Portanto depende da prática implicando aprendizados da parte de todos os envolvidos, além do trabalho que não se resume à realização de reuniões. Aprendizados que envolvem desde a percepção do que é mais urgente, ou mais necessário, ou de alcance mais amplo, até formas de como articular reuniões, discussões e produção de argumentações. Promover a gestão democrática da escola implica dedicar tempo para concretização de cada passo do processo de discussão e decisão. Tudo isso demanda envolvimento, tempo e trabalho, reflexão e execução dos participantes , mas significa por outro lado, a possibilidade de crescimento e formação como cidadãos, tanto para professores, alunos e pais quanto para a direção e corpo técnico. Além disso, quanto mais a prática da discussão e da tomada de decisões coletivas mostra resultados que beneficiam a escola, a qualidade do ensino e os que ai trabalham e estudam,mais a disposição para realizá-las se fortalece e, com ela, a própria gestão democrática.
O Conselho Escolar trata-se de uma estratégia a ser considerada na implantação da gestão democrática da escola. Funcionando de modo democrático, o Conselho Escolar assume uma importante função pedagógica de promover a cultura do diálogo e da colegialidade. Além do Conselho Escolar, o Grêmio Estudantil pode contribuir para o processo de democratização das decisões, poderá desempenhar por esse processo , papel central no desenvolvimento de um protagonismo juvenil de natureza crítica. Sua existência e funcionamento regular, portanto contribuem para a auto formação dos alunos, para a concretização do projeto pedagógico da escola, assim como para o fortalecimento da consolidação da cultura democrática de diálogo e da participação ampla.