GLADIMAR RACOSKI
REFLEXÃO SOBRE O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
A gestão democrática no cenário contemporâneo é objeto de discussão, debates, principalmente na escola pública, a qual muitas vezes interioriza uma gestão pautada no conservadorismo, tradicionalismo. A escola é uma organização social, cultural, humana, sendo assim requer de cada um dos sujeitos faça parte dessa organização por meio de debates e intervenções no processo ensino aprendizagem.
A produção da gestão escolar democrática é muito difícil no contexto de processos não democráticos de gestão da educação, é uma pseudo democracia para legitimar decisões tomadas pelo sistema educacional na forma de: tais verbas só podem ser gastas com determinados itens, isso é vergonhoso quando se ignora a realidade de cada contexto escolar.
A gestão democrática é processo de construção social que requer a participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e de sua implementação. Por isso é preciso também que todos tenham formação política para que possam participar efetivamente de um processo democrático