Gestão Democrática
Gestão democrática na Escola Pública deve acontecer de forma que envolva toda a comunidade escolar, representada pelas instancias colegiais, portanto para que a gestão democrática se concretize efetivamente se faz necessário que cada sujeito seja comprometido, participe com assiduidade de todas as tomadas de decisões, da tarefas que devem ser executadas sob sua responsabilidade, com isso a gestão democrática se torna um instrumento de transformação social. Considerando conforme o que determina a LDBEN, que a escola deve formar o sujeito para a cidadania e para o trabalho, a partir de seu objetivo primordial, que é o aprendizado do aluno, ou seja, que o conhecimento produzido pela sociedade seja apropriado pelo aluno, mas com o diferencial da formação cidadã, e para o trabalho. A Escola realmente é o espaço adequado para formar o sujeito, porém na prática escolar da escola pública, constata –se que na prática não está acontecendo essa formação e sim a formação para o mercado de trabalho, e muito menos a gestão democrática, pois falta formação acadêmica e política para os gestores, docentes e demais integrantes da comunidade escolar. Na lei está garantido a gestão democrática, mas na pratica o acontece na grande maioria é uma gestão autoritária e determinista.