Para o sucesso da gestão democrática do colégio Est. Alberto Santos Dumont, elaborou-se um questionário para que fosse feito um levantamento de situações em que os professores do colégio sentiram-se excluídos de decisões que afetam a vida da escola e do trabalho deles. Foi feito o mesmo para situações em que se sentiram incluídos na tomada de decisões dessa mesma natureza.
Concluiu-se, após o levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática do colégio, que a postura de alguns professores é de não assumirem compromissos; sendo, assim, são excluídos espontaneamente. Ficou claro, pois não responderam às questões, prejudicando a pesquisa.
Mesmo assim, percebeu-se que a exclusão e a inclusão acontecem e os motivos são rotineiros e também complexos. A exclusão é por parte de colegas e também espontânea ( comodismo), mas a inclusão prevalece e todos têm oportunidades iguais, desde que saibam dialogar e assumir compromissos.
A coletividade é essencial e deve ser construída pela comunidade escolar. Para que isso ocorra, é necessário envolvimento. A participação coletiva é fundamental para alcançar a autonomia da gestão democrática escolar, já que autonomia não se concede, se conquista.
15 de novembro
NERI