Gestão democrática

               A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.
               Para que haja a participação efetiva dos membros da comunidade escolar, é necessário que o gestor, em parceria com o conselho escolar, crie um ambiente propício que estimule trabalhos conjuntos, que considere igualmente todos os setores, coordenando os envolvidos no processo educacional.
                Assim a democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados de decisão e a vivência da gestão colegiada, na qual as decisões nasçam das discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola num processo pedagógico.
                Processo este vivenciado muitas vezes em nossa instituição, tanto na consulta e discussão dos encaminhamentos mais adequados. Porém entre os segmentos de nossa comunidade escolar, percebemos o grande desafio em fazer com que haja a participação efetiva de muitos, como por exemplo, o grêmio estudantil.
               E, conforme argumenta Paro, somente quando se consiga a participação efetiva de todos os setores da escola que haverá melhores condições sobre seus objetivos e funcionamento.
               Mas vale lembrar a importância do Estado oferecer subsídios à escola, ou melhor, recursos necessários para a realização do mesmo, o que não está acontecendo hoje nas instituições de ensino do Paraná, visto que, de forma que dando voz a um pequeno grupo de educadores e não a grande maioria, tiram-nos o direito de escolha para o gestor educacional.

Colégio Est. Mário Quintana - NRE Cascavel-PR