GESTÃO DEMOCRÁTICA

PACTO – CADERNO II – ENSINO MÉDIO  E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL – COLÉGIO DOM MANOEL KONNER – SANTA TEREZINHA DE ITAIPU NÚCLEO FOZ DO IGUAÇU – PR
ORIENTADOR DE ESTUDO: PATRICIA GRIZ
CURSISTAS: CELIMARA CRISTINE LIMA STRELOW, CLAUDIA BATISTA DOS SANTOS, JOANA LEDESMA BLANCO, LAIRCE TEREZINHA BOSCHI MORGENSTERN, LUIZ OUCHAR JUNIOR, MABEL DA SILVA CAMPOS, MAIKON PAVEI BOFF,  MARCOS ANTONIO GHISLERI, MARIA LUCIANA SOCZEK, MARIA MADALENA DE FARIAS TREVISAN, MARLI APARECIDA SILVA GARCIA, MICHELE TOMAZ COLPO, PATRICIA GRIZ, PAULA DANIELE DEPINE SCARAMUSSA, PAULO CESAR DE MOURA, RITA DE CASSIA CORRENTE, ROSENIR DE SOUZA PINTO, THAIS MICHELLI DOS SANTOS VIEIRA, MARINES VIEIRA PIMENTEL DE ALMEIDA, MARCIA DA LUZ LEAL, JOSIANE CAMARGOS DA SILVA, ROSELI DOS SANTOS MANUEL QUILANTE, MARIA SUELY SARAGIOTO, TERCILO KOREN, MARIA GORETE NUNES, CELIA REGINA DAGOSTIM, NEIDE APARECIDA BERNARDI.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é de suma importância no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola prioriza quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los.
Por ser projeto deve apresentar propostas, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético, por isso deve estar sempre sendo revisto, reescrito, acrescentado. Por ter dimensão política está comprometido com a formação de cidadãos que irão atuar individual e coletivamente na sociedade e serão os responsáveis pela construção de seus rumos pois poderão modificar esta sociedade em que estão inseridos. E por ser pedagógico possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, permite a organização de atividades e ações educativas necessárias para o ensino e aprendizagem e irá agir como um complemento importantíssimo para o planejamento das aulas.
A gestão democrática desencadeia uma participação social nas tomadas de decisões; na destinação e fiscalização dos recursos financeiros e nas necessidades de investimento; na execução das deliberações coletivas; e nos processos de avaliação da escola.
É ao diretor que todos os componentes da equipe levam suas ideias, seus desejos e seus problemas, daí a necessidade de ser uma pessoa aberta ao diálogo, firme, calma, capaz de encorajar nas horas de desânimo e de estimular nos momentos de entusiasmo, porém com prudência.
Para que se tenha, de fato, uma gestão participativa, a comunidade deve estar comprometida com a proposta da escola, pois poderão estimular o gestor no desenvolvimento de um melhor processo de aprendizagem, o encorajando a enfrentar os desafios cotidianos com esperança e persistência, tornando a escola num lugar prazeroso. Dessa forma, todos os atores da instituição serão capazes de desenvolver o gosto pelo conhecimento e aprendizagem.
Ao falarmos em gestão democrática estamos propondo uma educação com um relevante valor social, ou seja, uma escola construída a partir de uma ação coletiva, cujo objetivo maior é formar cidadãos responsáveis e honestos
Além de exercer a liderança no ambiente escolar, o diretor deve incentivar novas lideranças, compartilhando compromissos e responsabilidades de forma criativa, visando à melhoria do processo e dos resultados educacionais. É importante que o(a) gestor(a) compreenda que o seu papel na escola deve ser o de líder democrático na coordenação dos processos pedagógico e educativo. Portanto, cabe-lhe a função de mediar à implementação dos espaços necessários às ações e das decisões compartilhadas na escola. Compete ao gestor, como liderança na escola, coordenar as ações, integrá-las, promover a participação das comunidades local e escolar na consolidação de uma escola focada no sucesso e bem-estar do aluno e na realização dos sonhos, objetivos e metas coletivos.