Gestão Democrática

COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Participar da gestão democrática significa dizer que todos tem direito irrestrito à educação, usar o espaço escolar como um recurso de todos e para todos, se pensarmos na educação sob esse paradigma e tomarmos nossa escola como ponto de referência podemos perceber várias situações em que ela atende as nossas expectativas, contudo há também várias outras em que permanecemos frustrados, é necessário uma reflexão cuidadosa para podermos encontrar respostas para as questões que vamos apontar a seguir, tanto no que diz respeito ao que pensamos ser positivo como no que acreditamos que deve mudar.
Inicialmente pensamos que é possível melhorar a participação da comunidade escolar nas deliberações que dizem respeito à administração escolar, e entenda-se administração como algo que está além da administração dos recursos financeiros. Também acreditamos que é importante desenvolver mecanismos para cada vez mais conseguir fazer com que os pais e os responsáveis pelos alunos possam participar efetivamente das reuniões e das decisões que acontecem na escola, por outro lado é preciso fazer com que a escola desmistifique o conceito de que os pais não letrados não tem capacidade ou condição de oferecer algo de novo ou válido para acrescentar às discussões e portanto é fundamental trazê-los para o debate na escola. 
Algo a se destacar na Gestão Democrática é a liberdade que o grupo tem de expressar-se  sobre seus diferentes posicionamentos dentro da escola, esta possibilidade de diálogo enriquece a discussão e proporciona novas abordagens educacionais. Para tanto é necessário entender que estas abordagens após serem acordadas precisam ser sistematizadas em um documento, neste o Projeto Politico Pedagógico. 
O Projeto Político Pedagógico reúne propostas de ações concretas contudo, boa parte do colegiado desconhece ou ignora sua real utilidade que seria reger as demandas gerais do colegiado, esta atitude faz com que cada indivíduo trabalhe dentro da mesma instituição e as vezes enfrentando os mesmos problemas, sem contudo observar a prática do outro e considerá-la como possibilidade para melhorar a sua. É preciso fazer o grupo entender que o PPP serve como documento norteador das práticas  que define e organiza as atividades da comunidade escolar e deve ser objeto de consulta recorrente.