Gestão Democrática

Colégio Estadual Castro Alves- Ensino Fundamental e Médio- Estudo do caderno V
Professora Orientadora: Daniella renata Parzianello Balotin
Professores Cursistas: Angela Barbosa Catanio, Angelita dos Santos, Cassiane dos Santos, Chana Bassegio Marques, Charlene Meurer,Edson Flores, Elizangela Marcos, Evanize Buss Gesser, Marlene Herculano Silveira, Vilma Berlato Ferreira de Souza, Viviane Zambon Romani.

Gestão democrática
A gestão democrática propõe a participação da comunidade em suas discussões e decisões, ocorrendo através de órgãos colegiados organizados como: APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e com escolha do diretor/gestor.
Os diferentes seguimentos da comunidade escolar elegem representantes no órgão colegiado, que se encarrega de analisar, discutir, aprovar ou não o que se estuda na reunião. Portanto, a democracia na gestão é realizada com a participação dos representantes interessados, indicados por seus pares para tal fim.  Tanto quanto o processo organizacional, e como um de seus elementos, a participação é apenas um meio de alcançar melhor e mais democraticamente os objetivos da escola. Em razão disso, a participação necessita do contraponto da direção, um conceito importante da gestão democrática, que visa promover a gestão da participação.
Sabemos que a autonomia da escola é limitada, tanto na aplicação dos recursos como nos processos pedagógicos.
A escola é democrática naquilo que é possível, que não fira a legislação, onde nos é permitido gerir.