Gestão Democrática

Atividade – Reflexão e ação – Caderno 5

 

Nos dias de hoje a questão da gestão democrática tem sido debatida nas escolas públicas, mas as gestões são  pautadas no conservadorismo e tradicionalismo, onde quem manda é o professor que está diretor e quem obedece é o professor que está no centro do conflito educacional.
 Gestor é um dos principais responsáveis pela execução de uma política que promova o atendimento às necessidades e anseios dos que fazem a comunidade escolar. O próprio governo não respeita a lei ( veja a questão da hora atividade ), vai respeitar uma gestão democrática? A APMF então tem função de assinar o cheque, pois as demais funções ficam a cargo da direção, mas infelizmente os pais também se omitem. O conselho escolar, deveria ter uma função de fiscalizar a Direção e o funcionamento da escola. O Grêmio escolar deveria ser a participação do aluno na gestão da escola, buscar a melhora da educação. Devemos também mudar e cobrar mais, mas para isto teremos de nos expor mais. Infelizmente, neste momento quem está no poder manda, e que não está obedece.
A escola deveria ser o local da democracia, e para isto o Gestor da instituição de ensino buscaria: o apoio ( professores, alunos e pais) para gerir o estabelecimento,  a participação de todos que irão ser influenciados pelas decisões que rege o cotidiano escolar,  a transparência de decisões deverá ser de conhecimento de todos bem como as  prestações de contas. Buscar e negociar as situações que gerem conflitos e função do gestor e nunca se posicionar a favor de um dos lados e sim acompanhar o desempenho dos alunos, transferências e aprovação. Zelar pelo patrimônio, segurança ( alunos, professores, funcionários etc. ). Somente um Gestor eleito pela comunidade conseguira a Gestão Democrática, com apoio e inclusão de todos os segmentos que compõem a escola. Nunca o Gestor deve esquecer que está diretor, mas é professor.