Gestão Democrática

Curso SIS MÉDIO
Marechal Cândido Rondon
Núcleo: Toledo
Colégio Estadual Eron Domingues
Orientadora de Estudos: Neiva Maria Fritzen
Cursistas: Cleber Ensgter, Daniela Juliani K. Follmann, Dorotéa Barbosa, Ivanete Barbosa, Judite Veranisa Schimitt,  Krummenauer, Maristela Lúcia Dupond, Vera Lúcia Greco Syperreck.

Caderno 5
De acordo com o caderno V do SIS Médio, a gestão democrática é um processo de construção social que requer a participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e de sua implementação. Processo esse que reconhece a escola como espaço de contradições, diferenças e encontros, o qual valoriza a cultura e a dinâmica social vividas na escola buscando articulá-las com as relações sociais mais amplas.
A gestão democrática da escola está relacionada a uma prática de dialogar e deliberar coletivamente sobre questões que são importantes para o funcionamento da escola e para as pessoas que nela trabalham e estudam o que não significa de forma nenhuma, estabelecer um clima de animosidades, pois o processo deve ser conduzido com ponderação e respeito pelas opiniões divergentes. Elementos considerados como gestão democrática na escola: a direção da escola; o conselho escolar; o grêmio estudantil; o PPP em ação. Mas é a sala que a democracia deve ser uma vivência. A sala de aula deve ser um espaço onde docentes e discentes asseguram o diálogo, o respeito às diferenças, a promoção da autonomia de pensamento e de ação; o estímulo ao trabalho solidário e às decisões negociadas. A efetivação de práticas integradoras entre a teoria e prática, entre o pensar e o fazer, podem ser facilitadas ou dificultadas se houver na escola espaços adequados como laboratórios e salas de artes, material esportivo, por exemplo, que permitam o desenvolvimento da autonomia e das amplas capacidades humanas.
É preciso salientar que é no espaço da sala de aula que o professor tem o delicado exercício da mediação entre os alunos e a cultura elaborada e a manutenção do ambiente dialógico e cooperativo, pois somente assim se ampliam as capacidades humanas e se constroem a democracia e o espírito colaborativo entre os alunos.