Gestão. Dalva Regina Arf- Colégio Estadual Marilis Pirotelli

Conversando com a Diretora Luciana verifiquei que comunidade esta presente no Conselho Escolar, também falei com alguns membros do Conselho Escolar e segundo os mesmos, O Conselho é democrático e transparente, pois todas as decisões são planejadas, refletidas e discutidas, só depois tomadas as ações necessárias.
Dessa forma o Conselho Escolar funciona, em todas as tomadas de decisões. Fiz vários questionamentos, desde os valores arrecados , como também as prestações de serviços após cada evento.
Em relação as ações pedagógicas o Conselho Escolar esta sempre atuante.
Assim, é fundamental e importante a participação dos membros do Conselho Escolar .

O Conselho Escolar e a gestão democrática

O Conselho Escolar é composto de gestores da escola, professor3es, funcionários, alunos e pais de alunos e por isso, muita vezes citados como exemplo de democratização da gestão. Mas a escola estatal só será verdadeiramente pública no momento em que a população escolarizável tiver acesso geral e indiferenciado a uma boa educação escolar. Assim é de grande importância a participação da comunidade na escola, daqueles que são o mais interessados na qualidade do ensino.

A LDB/96 em seus artigos 14 e 15, em se refere tanto à elaboração do Projeto Político-Pedagógico quanto aos Conselhos Escolares, não institui normas específicas a respeito, atribui tal responsabilidade aos sistemas e estaduais e municipais de ensino.

O Conselho Escolar não é uma garantia de democracia, mas sim o processo por meio do qual as decisões são tomadas. Em nossa Escola, ou melhor, na Escola Estadual Marilis Pirotelli E. F. M. ocorre a definição  de regras claras e democráticas de condução de debates, de formulação e votação de sugestões e de tomadas de decisões para que não aja manipulações. Pois as regras e o funcionamento e tomada de decisões e de escolha legítima de professores, alunos, pais, direção e corpo técnico para que ocorra a transparência de todas as atitudes e decisões para os representantes e representados.

Dessa forma espera-se a hegemonia, pois segundo Gramsci “toda relação de hegemonia é necessariamente uma relação pedagógica” ocorrendo a oportunidade de aprendizado.

O Conselho Escolar do Colégio Marilis Pirotelli esta pautado nas normas da Secretária da Educação e do Conselho de Educação do Estado. Assim sendo o colégio esta aberto, ou seja, pronto para promover discussões, incentivo a debates e principalmente a informar a comunidade sobre os atos e providências que são tomadas sobre quaisquer assuntos relacionados a escola.

O Conselho Escolar do Colégio Marilis Pirotelli, assumi uma importante função pedagógica promovendo a cultura do diálogo da colegialidade.

OBS: durante a semana proponho algumas falas com os integrantes do Conselho Escolar de nossa escola.