COLÉGIO ESTADUAL PROF.º FLÁVIO WARKEN - FOZ DO IGUAÇU
GESTÃO
Discussões sobre o Conselho Escolar fizeram as seguintes considerações: Diagnosticou que o funcionamento até o momento como consultiva, embora o objetivo do Conselho abranja a natureza deliberativa, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar. Foi proposto criar estratégia de conscientização do papel do Conselho Escolar da Comunidade, além de, no início do ano letivo, propor reuniões com o Conselho Escolar, para traçar objetivos ao longo do ano vigente, propor a realização de campanhas de conscientização, criação de projetos, tomada de decisões; apoiar iniciativas no âmbito da escolar e da comunidade (Centro Comunitário, Grupo de Escoteiro e outras instituições, assim como, incentivarem a participação dos educandos no Grêmio Estudantil. No que se refe as discussões do caderno V, com o tema Gestão, fizemos algumas abordagens, (Questão 4) O grêmio deve ser “Protagonista”, ou seja, a participação do jovem no enfrentamento de situações reais na escola, na comunidade e vida social. Com o papel de cooperação. Deve focar a criação de espaços e condições para se aplicar ações de interação a superação das condições promotoras de sua exclusão.
Questão 6 Caderno 5 – Gestão Democrática
O PPP (Projeto, Político e Pedagógico), foi construído em 2010 e 2011, discutido em equipe e cada ano ele é revisto e modificado. Quanto ao ambiente escolar prevalece o diálogo, porém, em relação aos alunos, este ainda não tem totalmente seu espaço definido dentro da política escolar. Mas uma das ações, dessa discussão é criar espaço que oportunize essa participação da construção do PPP (Projeto, Político e Pedagógico) para que assim torne o educando mais reflexivos. Outro ponto a destacar da discussão, infelizmente a grande maioria dos educadores não conhece o PPP na integra, ficando envolvido em áreas da sua atuação, pois, a própria dinâmica escolar não favorece a discussão do documento, entretanto, é de consciência de todos os educadores que o PPP, reforça a identidade da comunidade escolar e cria meios para atender de modo satisfatório a grande diversidade do âmbito escolar.