Segundo a visão de Ferreira (1999:124):
“Gestão Democrática significa tomar decisões, organizar, dirigir as políticas educacionais que desenvolvem na escola comprometida com a formação da cidadania. E, pensar na gestão democrática da escola pública nos remete obrigatoriamente, pensar a possibilidade de organicamente constituir a escola como espaço de contradição, delimitando os processos de organização dos segmentos escolares diante de seu papel enquanto escola pública”.
Para isso é preciso haver compreensão da administração escolar na tomada de decisões, organização e direcionamento das políticas educacionais que se desenvolvem na escola comprometida com a formação do cidadão, assim como a compreensão a aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola deve ser elaborado através da construção coletiva com os professores, equipe pedagógica, pais, representantes de alunos, funcionários e outros membros da comunidade escolar, por isso ele é um instrumento de trabalho imprescindível que ilumina princípios filosóficos, define políticas, harmoniza as diretrizes e permite constante acompanhamento e avaliação.
Para que a Gestão Democrática se efetive cabe aos gestores à condução bem como a articulação de toda dinâmica da ação educativa, ele deve agir como um líder pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe, manter a escola dentro das normas do sistema educacional seguir portarias e instruções, e ser exigente no cumprimento dos prazos. Também deve valorizar a qualidade do ensino, criar oportunidades de capacitação docente para que estes se sintam capazes de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela Instituição de Ensino.
Referências
FERREIRA, N.S.C. Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE,2003.