Geração Y: O estudo "Credit Suisse Youth Barometer 2014” revela comportamentos dos jovens internautas

O Credit Suisse Group, empresa global de serviços financeiros com sede em Zurique, divulgou recentemente um estudo chamado “Credit Suisse Youth Barometer 2014” onde tem como objetivo entender o comportamento digital de diversos assuntos no mundo digital.

"Para isso, o grupo fez questionários online com jovens dos EUA, Brasil, Suíça e Cingapura. Entre abril e junho deste ano, foram analisados pelo menos mil jovens com idades entre 16 e 25 anos em cada país.

- Para aproximadamente 90% dos que responderam, a Internet tem um papel importante ou até mesmo indispensável. Quando perguntados sobre o quão importante a Internet é na vida deles, 93% dos brasileiros responderam como muito importante. Nos EUA, esse número foi de 87%. Na Suíça e em Cingapura, 88% responderam da mesma forma.

- De acordo com o estudo, os millenials de todos os países pesquisados passam mais de duas horas por dia online. A pergunta feita sobre esse tópico foi a seguinte: “Em um dia comum, quanto tempo você passa na Internet para propósitos pessoais?”. A resposta “mais de duas horas” foi dada por 63% dos brasileiros, 61% dos estadunidenses, 56% dos cingapurianos e 43% dos suíços.

- Para saber como os jovens se informam atualmente, o estudo perguntou qual é a fonte de informação mais importante para eles. Em nosso país, 45% responderam que são os “Sites de notícias ou sites de jornais”. Nos EUA, esse número cai para 25% e, em Cingapura e na Suíça, para 18%.

- O WhatsApp é extremamente popular. “Quais formas de comunicação você usa para entrar em contato com seus amigos?” foi a pergunta feita desta vez. Mas, ao contrário dos outros tópicos, dessa vez a diferença entre as respostas foi significativa. No Brasil, o modo mais popular ainda são as redes sociais (51%), mas o aplicativo de mensagens WhatsApp (49%) veio logo em seguida.Nos EUA, o método mais popular ainda são as conhecidas SMS (ou torpedos) para 67% dos jovens. Em seu país natal, no entanto, o WhatsApp não é tão popular, sendo o meio de comunicação mais utilizado por apenas 3%. Já em Cingapura, o Whatasapp lidera para 79%. Na Suíça, esse número sobe para 80%.

- O “mundo virtual” está na moda! "Nós compilamos uma lista de coisas muito diferentes da vida. Por favor, diga-nos se elas são populares com seus amigos e se você as utiliza”. Com essa frase, os jovens responderam e a pesquisa descobriu o Top 3 em cada país.

Nem tão surpreendentemente, em quase todos os países as três coisas mais populares estão relacionadas com o mundo digital.

Download de música – 80%
Facebook – 79%
E-mail – 78%

EUA
Televisão – 77%
Smartphones – 75%
E-mail – 74%

Cingapura
Smartphones – 87%
Facebook – 79%
E-mail – 72%

Suíça
Smartphones – 94%
Encontro com amigos – 93%
Férias no exterior – 90%

- O Facebook também é muito popular. A rede social ocupa uma posição importante entre os jovens - quase nove em cada dez possuem uma conta. O Facebook está na moda particularmente no Brasil e em Cingapura. Nos dois países, a rede ficou em segundo lugar na lista das coisas mais populares entre os jovens, com 79% dos “votos”.

- Os jovens são extremamente preocupados com segurança digital. Segundo o estudo, 90% ou mais dos jovens em todos os países acham que os políticos devem aumentar a proteção contra cyberataques e roubo/divulgação de dados digitais. "O tratamento da informação no mundo digital pode representar um risco de segurança para o indivíduo. Qual a importância dos seguintes elementos na proteção do indivíduo e o seus dados pessoais? ", foi a pergunta da vez. A resposta “Todos” foi a mais escolhida por 85% dos jovens no Brasil, 78% nos EUA e 84% em Cingapura e na Suíça. Em segundo lugar, para os brasileiros, estão as empresas e os provedores de Internet.

- Forte afinidade com comunidades virtuais. “A quais unidades sociais você sente que pertence?”. A resposta “comunidade online” com “forte ou moderada sensação de inclusão" foi a escolhida de 68% dos brasileiros, 58% dos estadunidenses, 47% dos cingapurianos e 21% dos suíços. Na Suíça, os grupos e comunidades online não são (ainda) tão populares."

E você leitor@ curte as redes sociais? Passa muitas horas na internet? O que se ganha ou que se perde estando nesse meio?

Até a próxima leitor@!