Fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral - Caderno 1 Reflexão e Ação - Página 40

Grupo de Estudos do Colégio Estadual Alexandra - Paranaguá.

Professores:Evelyn Oliveira dos Santos,Hermes Goldenstein Junior,Ionara Alves Salgado, Josias dos Santos Ventura, Marco Antonio Oliveira dos Santos, Orley dos Santos, Rafael Magno de Paula Costa, Raquel Alves.

Orientadora: Gleicykelly da S. de S. Matozo

 

A falta de interesse e o alto indice de evasão dos jovens do ensino médio são os principais problemas que consiste na educação brasileira, os fatores que contribuiem é a questão socioeconômica dos jovens, devido as necessidades como  trabalhar cedo, e em algumas ocasiões prover a família. O ensino médio deveria ter uma proposta incentivadora, para que o aluno ao sair do ensino médio seja inserido na vida profissional. A educação deve constituir um processo voltado para o desenvolvimento humano integral, envolvendo uma formação de qualidade, sendo instrumento de transformações sucessivas, tanto no sentido histórico quanto na personalidade. A integração social conquista sentimento de cidadania e nessa concepção devemos constituir um ensino médio de realizações fazendo que nossos alunos consigam analizar, compreender e intervir na sua realidade, visando o seu bem  estar. Esse processo de desenvolvimento da criatividade, do espírito critico, da capacidade de analise do autoconhecimento, socialização, autonomia e responsabilidade, criando aptidões como atitudes, espirito solidário, o gosto do saber, a capacidade afetiva e visão inovadora.