Ao considerarmos reflexões sobre como se dá o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio é necessário analisarmos diferentes aspectos sobre currículo e o alunado que vivencia esta etapa de ensino. E a essa análise cabe ainda as digressões históricas na Educação para entendermos como chegamos até aqui.
Nos textos estudados pudemos perceber que, independente do contexto histórico a que a educação esteve inserida, em menor ou maior grau, a desigualdade é fator determinante no acesso e sucesso na escola.
Diferentes propósitos definiram os caminhos pelos quais passou e passa o Ensino Médio, houve momentos em que foi ofertado apenas aos filhos da elite, momentos em que a Educação Profissional teve seu destaque devido a demanda emergente e agora, parece-nos que estamos sem propósitos claros e definidos. Nossos jovens, alunos filhos da classe trabalhadora e trabalhadores também, estão saindo da educação Básica sem o academicismo das escolas particulares e sem profissionalização. Entendemos que o objetivo deste ensino é que desenvolva uma Educação Integral no sujeito, no entanto não estamos dando conta desta formação, não estamos considerando a juventude presente nas escolas e mais, estamos despreparados para oferecer esta tão desejada Formação Integral.