Para que as instituições de ensino consigam atingir os objetivos de proporcionar a Formação Humana Integral e garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos é necessária uma postura diferente do professor, devido às novas tecnologias e avanços da sociedade, o educador deve estar sempre se atualizando e preparado para enfrentar as dificuldades encontradas no cotidiano.
Segundo LACERDA (2011)
Nos dias atuais a educação passa por profundas transformações, tendo em vista as mudanças constantes que vêm ocorrendo no mundo. As novas tecnologias evoluem num ritmo cada vez mais acelerado, e o mundo científico também avança constantemente, com novas descobertas e estudos, apontando diferentes competências para atuar na sociedade e no campo educacional. Diante disso, os novos desafios vêm, instigando os profissionais da educação a buscarem novo saberes, conhecimentos, metodologias e estratégias de ensino. As mudanças no contexto escolar e social requerem profissionais atualizados e competentes, que estejam preparados para atuar com diferentes problemas.
Essas competências serão construídas somente através da qualificação profissional do professor e da capacidade de se adaptar a novas situações e segundo (Oliveira, 2003) e de resolverem problemas que possam enfrentar na sua prática.