PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO – 2015
Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva – E.F.M.P – TOLEDO – PR
Orientadora : Neiva Aparecida dos Santos
Cursistas :
Adilson Antonio dos Santos
Hélio Luchini
Rosângela Viera dos Santos Custódio
Tamara Luz Souza
Valmor Jorge Cardoso
Tathiane Gisele Henzel Scheid
Wilson Eger
Elizete Astori
Reflexão e ação 1 - Caderno 1
A formação humana integral: a articulação entre os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano e a Organização do Trabalho Pedagógico
1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
Acreditamos que ainda seja sim um desafio na organização do trabalho pedagógico escolar a diversidade e a pluralidade, visto que muito se fala, mas na hora de por em pratica o discurso, há uma grande dificuldade seja por parte dos alunos, professores, funcionários, equipe pedagógica e diretiva. Sendo este o maior desafio.
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por quê?
A pluralidade e a diversidade podem fazer parte de uma nova organização do trabalho pedagógico onde devem ser bem analisadas, respeitadas e efetivadas para que sejam concretizadas na pratica no dia a dia escolar. Dessa forma conhecendo melhor seu aluno, suas diferenças a escola estará melhor preparada para recebe-lo mediando e intervindo nos conflitos que vão surgindo devido essa pluralidade.
3- Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente.
Sempre que falamos em diversidade um novo olhar surge sobre o tema, pois é um tema amplamente discutível. E particularmente em nossa escola onde encontramos muita diversidade entre nossos alunos, o tema precisa ser constantemente lembrado e estudado, para que seja efetivado e nada melhor que constar no PPP e no Plano de Trabalho Docente de cada Professor, o que, como, de deque forma abordar o assunto com cada aluno, criando assim um vínculo com os mesmos para obter maior sucesso nos resultados.