1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais?
Sim. Pois é preciso analisar o contexto social, familiar, cultural, daquela determinada comunidade escolar, por exemplo, não é possível organizar o trabalho pedagógico escolar de uma escola da zona rural igual à de uma escola da zona urbana, pois cada uma das regiões possui a sua especificidade, tornando-a assim única e com suas particularidades. Da mesma forma que não podemos organizar o trabalho pedagógico de uma escola indígena igual à de uma escola quilombola, pois seu contexto, organização e principalmente cultura são extremamente diferentes, necessitando assim de uma organização voltada para aquela região e aquele povo. Já a pluralidade e a diversidade de uma escola da zona urbana é bastante ampla, pois numa cidade encontramos várias pessoas oriundas de migrações das mais diversas regiões do nosso país e até de fora, influenciando assim diretamente nas características específicas daquela comunidade escolar.
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por quê? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola?
Sim. Através de uma análise familiar de cada aluno, focando em suas origens, cultura regional e/ou familiar é possível elaborar e organizar um novo trabalho pedagógico. Para que o aluno se sinta acolhido no ambiente escolar, respeitando assim suas características e principalmente respeitando a diversidade de seus colegas, já que a união dessas diversidades forma a pluralidade no ambiente escolar. Por exemplo, na escola em que trabalhamos grande parte dos pais desses alunos provem do interior do estado, na qual seus hábitos são uma mescla de costumes e características já adquiridos do interior com os da nova vida da cidade. Já analisando essa diversidade, nossa escola possui a feira cultural e científica na qual os alunos mostram através de exposições a sua identidade cultural e as de várias regiões do Brasil até mesmo de outros países.