A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: A ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ETAPA II – CADERNO I
A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: A ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Sendo o Brasil um país com extensão territorial tão grande o qual foi colonizado por pessoas de diferentes povos, não se faz muito prudente deixar de lado as características específicas das distintas comunidades que o compõem, as quais foram se consolidando no decorrer da história. No âmbito escolar, principalmente, esse fato deve ser levado em consideração, uma vez que: a) é no espaço escolar que as pessoas de diferentes grupos culturais irão se encontrar e conviver durante um bom período de tempo, e b) o que é vivenciado nas diferentes relações que ocorrem no interior da escola vai também ser estendido a espaços. Assim sendo, alguns desafios se apresentam na organização do trabalho pedagógico, como a elaboração de propostas para a superação de problemas decorrentes dessa diversidade, que vão desde a não aceitação do diferente ou a invisibilidade, passando até mesmo a casos de agressões de diferentes espécies, como a física ou a verbal.
Deste modo, a organização do trabalho pedagógico deve ser pensada levando-se em consideração tais aspectos, essas diferenças entre os grupos e mesmo entre indivíduos dentro de um mesmo grupo, pois, ao contemplá-los a escola estará realmente proporcionando uma educação de qualidade a todos, na medida em que envolve as necessidades de cada um. Atualmente torna-se inconsistente pensarmos que o alunado de determinada cidade ou escola é homogêneo, que têm as mesmas vontades, os mesmos ideais, a mesma orientação sexual, a mesma classe social, e elaborarmos planos de trabalho que contemplem apenas essa homogeneidade. Isso seria privar de seus direitos a pessoa que é taxada pela sociedade como ‘diferente’, elegendo apenas um determinado tipo de comportamento como ‘correto’. Se a lei brasileira garante um ensino de qualidade a todos, o ensino deve ser de qualidade e deve ser oferecido a todos. Nas revisões dos PPPs devem ser acrescentados – ou dado especial destaque, caso já contemplem – meios necessários para que o ensino seja realmente garantido a todos.