A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: A ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GUIDO ARZUA

Ângela Maria Bandeira Leal, Denize Graziele de Lima, Marina Ricardo, Rosalina Oliveira Almeida de Souza, Taymara Daiane Ribeiro

Acreditamos ser consenso entre a categoria de educadores que atuam no Ensino Médio o fato de que tanto a diversidade quanto a pluralidade cons-tituem importantes desafios na organização do trabalho pedagógico escolar. Um dos principais conceitos que permeiam as discussões acerca da superação das desigualdades estabelecidas no ambiente escolar é a questão da interdisciplinaridade. Atualmente, para que a escola possa cumprir seu papel social é imprescindível uma adaptação dos saberes escolares às realidades trazidas por cada ser atuante que passa a integrar a comunidade escolar. Na prática isso significa que cada educador e educadora deve discutir com seus pares as relações existentes no seu meio de atuação e pensar em conjunto qual a melhor maneira de atender a tais demandas. Professores e professoras das diversas disciplinas curriculares deveriam aliar ideias e conhecimentos no sentido de formar cidadãos, conhecedores não apenas de conceitos isolados, mas também da realidade sobre quem são no mundo. Entretanto, concluímos sobre o tema Interdisciplinaridade que além da dificuldade de diálogo presente entre os docentes das diferentes áreas do conhecimento, a formação desses profissionais deixa muito a desejar em relação ao trabalho voltado para a pluralidade de ideias. Na maioria das vezes em que soluções para a incorporação de saberes transversais são visualizadas por grupos heterogêneos de educadores, aparecem sempre impedimentos para a sua efetivação devido ao despreparo em lidar com tais situações.
Apesar disso, é evidente que a pluralidade e a diversidade podem sim ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico. Entretanto, para vencer o receio e a resistência existente no meio escolar frente a discussões que visam a interação de conteúdos diversos em interdisciplinaridade, requer-se a intervenção de uma equipe pedagógica focada nas diversidades da sua comunidade escolar e ativa nas mediações que se fizerem necessárias. Nesse sentido, torna-se muito importante unificarmos as ações pedagógicas e tomarmos como ponto de partida para um novo olhar nossas reflexões acerca da totalidade revelada em cada um de nossos educandos. É preciso, por fim, superarmos a fragmentação de conceitos e avaliações e concretizarmos atitudes afirmativas que considerem as crenças, as origens, os costumes, ou seja, as raízes culturais de nossos discentes. Desse modo, seguiremos para uma formação humana integral e a efetivação de uma escola mais digna, construída na expressividade plural de nossos alunos e alunas e pautada na justiça social.