Equipe Colégio Estadual Hélio Antonio de Souza - Pontal do Paraná
Professores: Dinacir Salata Viero, Rosimeri Santos Baumel, Themis Bannach de Azevedo, Maria Leonilda Cuja
As dificuldades enfrentadas pelas escolas começam primeiramente em torno da palavra 'diversidade'. Há ainda vários questionamentos em torno de um tema tão complexo de ser abordado em sala de aula devido às diferenças relevantes existentes entre os grupos sociais e que conforme comentários do professor Miguel Arroyo anteriormente não eram explicitados; e o despreparo entre a comunidade escolar para abordar os possíveis conflitos de determinados temas. O desafio é conseguir abordar assuntos tão conflitantes com a comunidade escolar e familiar.
Porém, a pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de uma nova organização do trabalho; para tanto é necessário que haja uma maior compreensão e esclarecimento, discussão entre os grupos que compõem o colegiado escolar para só a partir de então serem debatidas e levadas para as salas de aula e compartilhadas com os diversos grupos sociais, e mais ainda, para que haja efetivamente resultados positivos precisamos que os movimentos sociais, responsáveis por determinadas conquistas que expressam as formas de resistência, suas sabedorias e sua visão de mundo, definindo neste processo de construção um universo de referência específico constituam não apenas um mecanismo de reivindicação de direitos e de justiça, mas também uma forma de afirmação de um patrimônio cultural específico.