FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

CADERNO III - ETAPA II - PÁGINA 21
Após discussão o grupo concorda com as afirmações  exceto com: motivar e dar prazer pelo aprendizado não depende apenas de quem ensina, mas também das expectativas de quem aprende e das condições  oportunizadas para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem; estimular a imaginação, a curiosidade e a criatividade na exploração de fenômenos não apenas do interesse dos alunos sob o risco de reduzir o currículo das ciências ao senso comum; dar condições para trabalhos práticos que permitam vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas não é da realidade da escola pública de Ensino Médio onde esse grupo trabalha por diversos motivos, ensinar ciências não decorando termos que não serão mais usados durante o curso porque alguns termos podem ser úteis para a vivência do aluno; apresentar aplicações práticas do que é ensinado e criar situações para realização de experimentos mesmo em situações adversas de trabalho, falta de material, classes numerosas, entre outros, não se pode generalizar para toda e qualquer situação de ensino, currículo, conteúdo, espaço e tempo.
As práticas de ensino devem ser planejadas em conjunto envolvendo professores das diversas áreas do conhecimento sistematizado ao currículo proposto, ter por objetivo formar um cidadão consciente, crítico e atuante, que possa interferir e interagir no meio em que vive