FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Profª Gladimar Terezinha Racoski
O “encargo da compreensão” citado pela autora Janice Lauer exige que tenhamos noção da diferença entre aprender uma disciplina e usá-la para propósitos interdisciplinares, pois o objetivo é produzir conhecimento e não o acúmulo de informações; é contextualizar uma situação-problema, sem forçar ou banalizar a ocorrência dela; é importante aprender a problematizar e a investigar; ter clareza de que pelos encargos passa a adequação curricular, tanto para a série a qual se destina o conteúdo, quanto à disciplina e finalizando, é necessário autonomia na organização curricular e na proposta dos conteúdos significativos.
Para que haja a verdadeira interdisciplinaridade é necessário que o educador possa planejar, ler, refletir com os colegas, ter tempo para pesquisar e elaborar tal proposta. Pensando nisso sugere-se o seguinte trabalho interdisciplinar.
Na Língua Portuguesa o conteúdo estruturante é o discurso como prática social, o básico é poesia social e o específico é o romantismo 3ª geração: Poema Navio Negreiro. Nesta disciplina pode-se trabalhar os aspectos formais do poema, explicando como o eu lírico via a vida e a forma como foi feita a seleção vocabular relacionada à temática central; analisar os recursos expressivos da língua; refletir sobre a relação entre o eu lírico e o interlocutor a partir de elementos do próprio texto; explicar a pessoa em que se encontra o poema; relacionar os elementos textuais com poucas figuras de linguagem mais marcantes; e para finalizar refletir e analisar, com a turma, a ideia de consciência explorada no poema.
Na disciplina de História discutir com a turma as lutas pela liberdade travadas pelos negros ao longo da História do Brasil. O ponto de partida poderá ser o tráfico de negros africanos para o Brasil e a implantação do escravismo para exploração colonial. Em Sociologia aprofundar os conceitos de Democracia Racial (comparando o que ocorreu na África do Sul com a situação existente no Brasil) e Pacifismo (contrapondo-o às situações de violência divulgadas pela mídia diariamente). Em Geografia sugere-se que o professor apresente o conceito de território, trabalhando com a organização territorial dos países africanos e comparando com a evolução territorial do Brasil. Posteriormente, é importante discutir o fato de que grupos étnicos diferentes, muitas vezes inimigos, foram obrigados a viver em um mesmo país, falar um idioma europeu e viver sob o domínio cultural dos colonizadores; outros grupos étnicos e famílias constituídas foram obrigadas a viver separadamente em países diferentes, quebrando o elo que os unia. Em Filosofia trabalhar a participação do negro na construção da história e da cultura riquíssima desta nação, bem como a diversidade religiosa contemplada nas religiões, cultos e seitas. Pode-se também integrar a disciplina de Ensino Religioso trabalhando as condições da vinda dos africanos para o Brasil, enfatizando sua cultura, sua religiosidade, costumes e sua identidade, promovendo o resgate e a valorização de seus descendentes para que possam suscitar maiores reflexões sobre a diversidade cultural e religiosa