FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

A Formação Humana Integral configura-se como o grande desafio para trabalhar com os sujeitos  do Ensino Médio. Garantir que sejam respeitados os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano  não é uma tarefa fácil, pois além de extrapolar as quatro paredes da sala de aula ela interfere diretamente na nossa pratica pedagógica e na nossa concepçao de sociedade. Na área de Ciências Humanas deve ser proposta uma reinvenção da escola, a qual  deve ocorrer junto com os estudantes, tendo em vista garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento do educando. Para que isso ocorra é necessário reconhecer e respeitar a diversidade, as identidades culturais dos educandos. É trabalhada também a contribuição da interdisciplinaridade entre os componentes curriculares das ciências humanas, com o objetivo fazer com que os professores compreendam os alunos e que os alunos compreendam a si mesmos e a sociedade. A  área das humanas deve trabalhar  os conteúdos na perspectiva de interpretar e reinterpretar o mundo, de não deixar que o conformismo substitua a capacidade de sensibilização e compreensão na relação com o outro. Assim entendo que as Ciências Humanas devem  promover o conhecimento buscando a emancipação.