Formação Humana Integral

Nos cabe a pergunta:  Como articular a educação curricular  com a formação humana?

A educação,   quando se fala em uma formação integral do ser humano, inclue- se o pensar com lógica, de ter uma autonomia moral, indivíduos que  se tornem cidadãos capazes de contribuir para as transformações sociais, culturais , cietíficas  e tecnológicas que garante progresso, uma vida saudável, formação de um ambiente sustentável. Portanto,   esperamos  a formação do sujeito criativo, participativo  e crítico,  disposto  a  transformar a sociedade que está inserido, em uma busca permanente dentro e fora da escola.

Nossa luta: Neste desafio   como trabalhar  a diversidade, numa construção integral  de uma sociedade excludente, dentro de um ensino tradicional, na falta de condições interna  da escola, tanto na sua infraestrutura física, como de recurso humano? Como dialogar a interdisciplinaridade entre os pares? Como  poderíamos trabalhar um currículo que atendesse a necessidade real do aluno, que o motivasse em vez de desestimular, que fizesse com que aprendesse em vez de desistir?

A revalorização do Ensino Mèdio tem uma bandeira central que é o currículo e o sujeito desta formação.Deve se  levar em conta as dimensões : trabalho, ciência tecnologia e a cultura.  Repensar no projeto educacional é pensar no que o currículo faz, como chegar até nós, é pensar na sua organização seu objetivo na formação cidadã e na formação da vida.

Fizemos  também  uma reflexão de organização de tempos, espaços de práticas docentes e as suas relações com o campo teórico do currículo, dos saberes difundidos, da integração, do diálogo entre as disciplinas e área do conhecimento.

O que estamos construindo? Como vamos reconstruir? Como a formação integral se fará presente numa sociedade tão carente dessa formação? Como o currículo fará parte desta construção? Saberemos direcionar o aluno para uma formação de sua autonomia intelectual? Ensinaremos a construir  possibilidades?

Estas questões polêmicas esperamos respondê-las no decorrer do curso.