Nos cabe a pergunta: Como articular a educação curricular com a formação humana?
A educação, quando se fala em uma formação integral do ser humano, inclue- se o pensar com lógica, de ter uma autonomia moral, indivíduos que se tornem cidadãos capazes de contribuir para as transformações sociais, culturais , cietíficas e tecnológicas que garante progresso, uma vida saudável, formação de um ambiente sustentável. Portanto, esperamos a formação do sujeito criativo, participativo e crítico, disposto a transformar a sociedade que está inserido, em uma busca permanente dentro e fora da escola.
Nossa luta: Neste desafio como trabalhar a diversidade, numa construção integral de uma sociedade excludente, dentro de um ensino tradicional, na falta de condições interna da escola, tanto na sua infraestrutura física, como de recurso humano? Como dialogar a interdisciplinaridade entre os pares? Como poderíamos trabalhar um currículo que atendesse a necessidade real do aluno, que o motivasse em vez de desestimular, que fizesse com que aprendesse em vez de desistir?
A revalorização do Ensino Mèdio tem uma bandeira central que é o currículo e o sujeito desta formação.Deve se levar em conta as dimensões : trabalho, ciência tecnologia e a cultura. Repensar no projeto educacional é pensar no que o currículo faz, como chegar até nós, é pensar na sua organização seu objetivo na formação cidadã e na formação da vida.
Fizemos também uma reflexão de organização de tempos, espaços de práticas docentes e as suas relações com o campo teórico do currículo, dos saberes difundidos, da integração, do diálogo entre as disciplinas e área do conhecimento.
O que estamos construindo? Como vamos reconstruir? Como a formação integral se fará presente numa sociedade tão carente dessa formação? Como o currículo fará parte desta construção? Saberemos direcionar o aluno para uma formação de sua autonomia intelectual? Ensinaremos a construir possibilidades?
Estas questões polêmicas esperamos respondê-las no decorrer do curso.