FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: O DESAFIO DE CUMPRIR AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO TEMPO E ESPAÇO NA ATUAL REALIDADE ESCOLAR.
Professores
JOZEMAR ROBASSA JUNIOR
FRANCISCA GERMINIANA PEREIRA
WAGNER DA CONCEIÇÃO MOREIRA
As disciplinas curriculares propostas aos alunos de Ensino Médio vem tornando-se um grande desafio, pois esta proposta já não vem prendendo a atenção da comunidade discente. A formação humana integral proposta no caderno III é um desafio na atual realidade da escola pública brasileira. Assim precisamos apurar o que está tornando o Ensino Médio menos prazeroso, basicamente desmotivador e quase um fardo para os alunos. As questões mais preocupantes na escola pública que implicam diretamente no comprometimento de nossas ações são: o número de alunos por turma, o espaço escolar comprometido e o tempo dedicado às disciplinas.
As dimensões que teríamos que atingir: trabalho, ciência, tecnologia, e cultura necessitam de uma prática mais positiva. Fundamentalmente o currículo do Ensino Médio oferece aos alunos uma dimensão favorável ao trabalho, ciência, tecnologia e cultura, mas a prática escolar ainda defronta com os problemas que estamos discutindo neste artigo. Tomando por base o meio atual a escola ainda trabalha com meios tradicionais, e estes devem ser utilizados, porém não apenas. Precisamos introduzir nas escolas níveis mais elevados de tecnologias capazes de fomentar a aprendizagem, por exemplo: se não temos uma biblioteca, podemos montar uma virtual. Há escolas que formam alunos e nunca tiveram uma biblioteca. Torna-se necessário discutir espaço na escola, de forma inovadora, excesso de alunos em sala de aula, falta de espaço para cantinas e bibliotecas, áreas livres, quadras poliesportivas, enfim, onde fazer Ensino Médio. Essa discussão sobre espaço precisa ser debatida muito, pois se não for feito torna-se impossível fazer um Ensino Médio melhor.
Outro fator que pesa na formação humana integral é o tempo. Com os conteúdos cada vez mais sendo produzidos e compilados em escala ascendente o que faz necessária uma discussão maior sobre o tempo que será dedicado para que os alunos possam aprender nesse tempo de 3 anos e com 4 horas diárias já não são suficientes para apreender todos esses conteúdos.
E as disciplinas? Como elas se comportam? Quais as mais importantes? Qual é a disciplina mais importante da escola? O que e quais conteúdos são os mais importantes no Ensino Médio? Consideramos que não existe uma sobreposição de uma matéria sobre outra, uma não é mais importante que a outra, elas devem se relacionar de forma combinada na solução das necessidades humanas. O nosso mundo não é uma fábrica, é uma também, mas é outras coisas, para além disso. A diversidade de elementos e características do planeta não devem ser conduzidas apenas pela natureza econômica do homem, ou seja, apenas a sobrevivência. Duas soluções a curto prazo poderiam ser implantadas na escola para atingir seus objetivos: carga horária e uso elevado de tecnologias. Assim, as finalidades do Ensino Médio poderiam ser contempladas com o aumento de carga horária, pois compreendemos que um turno de estudo já não dá mais conta de contemplar seus objetivos face tanto conteúdo e conhecimento que a humanidade vem produzindo. Na outra ponta, o advento das tecnologias, esse deveriam ser mais utilizados e reutilizados no fazer de um Ensino Médio inovador, comunicando as diversas disciplinas da escola.