Colégio Estadual Hildebrando de Araújo - Claudia Q. Geronazzo
A primeira questão proposta pelo Caderno Temático nos leva a refletir sobre os desafios que permanecem para o Ensino Médio na sociedade brasileira, entre eles a constatação de que esta etapa de ensino, bem como as subsequentes, é historicamente marcada pela grande desigualdade social de nosso país. Pesquisas demonstram que a escolaridade está diretamente relacionada com as condições de renda familiar e grupos sociais desfavorecidos economicamente não conseguem superar as condições educacionais de baixa qualidade para as novas gerações, alimentando, deste modo, um processo de reprodução da pobreza e da desigualdade.
Jovens oriundos de famílias de baixa renda são encaminhados precocemente para o mercado de trabalho, comprometendo seu tempo e qualidade de escolarização. Este parece ser o primeiro e grande desafio a ser vencido e que depende de políticas públicas que garantam o acesso e a permanência – com qualidade – destes jovens na Educação Básica.
Alguns estudiosos apontam uma possível saída para este ciclo reprodutivo de baixa escolarização da maioria da população brasileira: o estabelecimento de vínculos entre Educação e Trabalho. Esta proposta se concretizaria por meio de projetos de monitoria (trabalho na escola), estágios remunerados ou programas ligados à Lei da Aprendizagem (já existem algumas iniciativas neste sentido, mas que estão longe de atender às demandas sociais).
Por outro lado, embora não desvinculado das políticas educacionais brasileiras, observamos a inadequação da instituição Escola frente aos desafios contemporâneos educacionais: currículos enciclopédicos, não flexibilizados, conteúdos reproduzidos de forma desvinculada do cotidiano e do universo cultural dos alunos. Um sistema educacional arraigado e inibe qualquer tentativa de mudança e superação dos padrões e modelos educacionais que se revelam, no dia a dia da escola, ineficientes.