TRABALHO COLETIVO REALIZADO PELO COLEGIO ESTADUAL ANTONIO DE CASTRO ALVES _ CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES
CADERNO III CIENCIA DA NATUREZA 2015
COORDENADORA: MARIA DAS GRAÇAS PILGER
PROFESSORES:
Adriana Ragadalli
Alessandra Norchang
Beatriz B. Nunes
Bruna L. Dalcanalle
Cesar G. Righi
Claudia L. Turatto
Denise C. Nascimento
Fiorinda M. M. Pezzatto
Maria Glória Debona
Marina B. Tristone
Marines S. Kanieski
Neuza T. Gnoatto
Nivaldo Fontanelli
Noely Maria Ost
Rosalina V. Tormem
Sandra M. Neumann Favretto
Solange Grosseli
Tereza C. Magnabosco
REFLEXÃO E AÇÃO p.28
Planejamento de atividade ou sequência de atividades de ensino desenvolvida de forma interdisciplinar a partir do tema fontes de energia e os possíveis impactos ambientais. O planejamento considerou a sequência proposta pela figura do Caderno III página 25 em uma abordagem CTS e também aspectos do ensino por investigação discutida na unidade 1 deste Caderno.
TEMA: Fontes de Energia e os Possíveis Impactos Ambientais.
A partir do tema “fontes de energia e os possíveis impactos ambientais”, realizamos, simultaneamente, atividades nas disciplinas de Matemática, Biologia, Geografia, Física, História, Sociologia e Língua Portuguesa e, assim, através de conteúdos científicos e observando as relações CTS, efetivamos a interação entre ciência e tecnologia, ciência e sociedade ou tecnologia e sociedade, considerando os aspectos históricos e filosóficos que porventura influenciem tais conhecimentos.
O tema estava relacionado aos conteúdos e estudado em conjunto com questões sociais ou socioambientais, abordando, além desses conteúdos, os aspectos históricos, políticos, econômicos e éticos.
PASSOS:
1 – Problematização: na disciplina de Matemática o professor questionou os alunos sobre quais as fontes de energia conhecem, quais as necessidades de geração e produção de energia levando o aluno a desenvolver postura de investigação e levantamento de dados (estatística) para a construção do conhecimento científico e superação do senso comum.
2 – Em Língua Portuguesa o professor realizou leituras de textos informativos apresentando enfoques da ciência e tecnologia aliada a produção de energia e textos que analisassem os benefícios da utilização da energia bem como seu consumo e desperdício. Após as leituras, os alunos desenvolveram atividades de produção de texto em forma de artigo de opinião.
3 – Geografia: nesta disciplina foram pesquisadas as fontes de energia utilizadas pela humanidade observando os aspectos geográficos, econômicos e políticos, dando ênfase a energia hidrelétrica e analisando as usinas da região, no caso a usina já construída (UHE Governador Jose Richa) e a usina em processo de construção ( Usina do Baixo Iguaçu). Os alunos realizaram visitas a essas usinas, observando em loco os aspectos destacados, fazendo o registro fotográfico da visita e construindo um mural para a comunidade escolar.
4 – História: A partir das discussões do inicio do Brasil Republica quando se constrói um projeto de nacionalização e de industrialização, surge a necessidade e a demanda de energia para o desenvolvimento econômico do país. Nesse momento, os alunos foram questionados sobre as necessidades de energia no passado e hoje, como surgiram as usinas, quais as políticas públicas para a pesquisa científica para a produção de energia, a formação de cientistas e investimentos do setor público e privado nessa área. Realizou-se pesquisa sobre esse enfoque com exposição em mural do que foi levantado.
5 – Física: Foi realizado pesquisa sobre as tecnologias utilizadas na fabricação de máquinas, construção de usinas ( hidráulica, geração e transformação de energia, corrente elétrica, ...) e o resultado exposto em mural.
6 - Biologia: Observando fotografias e vídeos sobre a construção da UHE Governador Jose Richa levantou-se e se observou os impactos ambientais na construção desta usina (flora e a fauna local), no consumo e desperdício de energia. Analisou-se também a questão dos entraves na construção da Usina do Baixo Iguaçu e a retomada da construção. Após essas analises os alunos produziram um vídeo com campanha educativa e de conscientização do uso consciente e responsável de energia por todos que foi divulgada através de oficinas para a comunidade escolar.
7 – Sociologia: Os alunos pesquisaram e debateram a legislação a respeito dos impactos ambientais, leis de regulamentação sobre a produção e a geração de energia, bem como a relação entre ciência e tecnologia e transformações econômicas, políticas e sociais promovidas em torno da geração e consumo de energia local e regional. Após, divulgaram através de cartazes algumas das leis que protegem e amparam a exploração de recursos naturais, no caso, que envolvem a produção de energia hidrelétrica.
OBSERVAÇÃO: De uma maneira geral os conteúdos abordaram os seguintes itens: interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, os processos tecnológicos, os temas sociais relativos à ciência e a sociedade e a inter-relação entre os aspectos enumerados.
CONCLUSOES:
A partir do trabalho desenvolvido observou-se que a interligação dos saberes com as demais áreas, uma vez que podem ser trabalhados a partir de conhecimentos e temas oriundos do mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, tornou possível a construção de uma visão de mundo mais ampla, articulada e menos fragmentada, propiciando aos sujeitos do Ensino Médio o protagonismo da construção de uma sociedade em constante transformação. Também se observou que os argumentos e conhecimentos elaborados não estão prontos e acabados e que a problematização e a ampliação da compreensão da temática podem e devem suscitar novos questionamentos.