PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Ação e Reflexão 3 – Caderno III
CEEP Curitiba
Orientadora: Michelle Moreira dos Santos
Cursistas: Mirilaine Brites e Raquel Fernandes
CONTEÚDOS
DISCIPLINAS
questões problematizadoras
AçÕES
RECURSOS
Fontes de energia e Impactos Ambientais
Geografia
Equipamentos e Máquinas
Sociologia –
Biologia
História
Que fonte de energia causa menor impacto ao meio ambiente?
Indagar quais as fontes de energia que os alunos conhecem e quais as informações que sabem de cada uma.
A partir das respostas, diferenciar recursos naturais renováveis e não renováveis.
Apresentar gráficos sobre a oferta de energia no mundo, utilizando dados fornecidos pelo Ministério de Minas e Energia e realizar análise desses dados.
Solicitar uma pesquisa sobre as fontes de energia (em equipes) utilizadas atualmente.
A pesquisa solicitada deverá conter as seguintes informações : recursos e equipamentos necessários para a geração de energia elétrica através das fontes de energia pesquisadas; quais as transformações que as fontes de energia pesquisadas devem sofrer para a obtenção de eletricidade; como cada usina geradora trabalha para a geração da energia elétrica..
Apresentar as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia, em relação aos impactos sociais e ambientais na sua obtenção e utilização, para a geração de eletricidade.
Após a análise dessas informações sobre as fontes de energia, propor a turma que responda a questão problematizadora inicial.
Audiovisual(simulador,vídeos), laboratório de equipamentos e máquinas,
Material de laboratório , motores e geradores, quadro e giz, apresentação de slides, TV Pendrive , aula expositiva . quadro, giz, artigos de jornais e revistas, apresentação de seminários.