Fontes de energia

 

 

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

 

Ação e Reflexão 3 – Caderno III

CEEP Curitiba

Orientadora: Michelle Moreira dos Santos

Cursistas: Mirilaine Brites e Raquel Fernandes

 

 

CONTEÚDOS

 

DISCIPLINAS

 

questões problematizadoras

 

AçÕES

 

RECURSOS

 

 

 

 

 Fontes de energia e Impactos Ambientais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Geografia

Equipamentos e Máquinas

Sociologia –

Biologia

História

 

 

 

Que fonte de energia causa menor impacto ao meio ambiente?

 

 

 

Indagar quais as fontes de energia que os alunos conhecem e quais as informações que sabem de cada uma.

A partir das respostas, diferenciar recursos naturais renováveis e não renováveis.

Apresentar gráficos sobre a oferta de energia no mundo, utilizando dados fornecidos pelo Ministério de Minas e Energia e realizar análise desses dados.

Solicitar uma pesquisa sobre as fontes de energia (em equipes) utilizadas atualmente.

A pesquisa solicitada deverá conter as seguintes informações : recursos e equipamentos necessários para a geração de energia elétrica através das fontes de energia pesquisadas; quais as transformações que as fontes de energia pesquisadas devem sofrer para a obtenção de eletricidade; como cada usina geradora trabalha para a geração da energia elétrica..

Apresentar as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia, em relação aos impactos sociais e ambientais na sua obtenção e utilização, para a geração de eletricidade.

Após a análise dessas informações sobre as fontes de energia, propor a turma que responda a questão problematizadora inicial.

 

 

 

 

 

Audiovisual(simulador,vídeos), laboratório de equipamentos e máquinas,
Material de laboratório , motores e geradores, quadro e giz, apresentação de slides, TV Pendrive , aula expositiva . quadro, giz, artigos de jornais e revistas, apresentação de seminários.