Física e Educação Física - juntas na sala de aula

Fala-se tanto em abordagem interdisciplinar dos conhecimentos e, ao mesmo tempo, isso parece algo difícil de ser feito. Apresento uma sugestão de como o professor de física pode ensinar alguns conceitos relacionados ao movimento ligados à prática de esportes e, dessa forma, buscar parceria com o professor de educação física.

Os jovens normalmente demonstram curiosidade sobre as várias modalidades esportivas, através de seus comentários após assistir a jogos e competições na TV. Por outro lado, as escolas incentivam a pesquisa e a prática de apenas alguns esportes, como o futebol, vôlei, basquete e handebol. Será que os (as) jovens não gostariam de conhecer melhor, por exemplo, o paraquedismo, o rapel, a natação e a patinação?

Ao estudar as características de cada modalidade esportiva, nos deparamos com conceitos científicos inerentes ao movimento, como: velocidade, aceleração, atrito, energia, peso, trajetória, giro, gravidade, força, pressão, entre outros. Se tais conceitos são explicados pela física, por que não trabalhá-los a partir de um esporte?

Vejamos o caso do paraquedismo.

“O paraquedista, ao saltar em queda livre, fica sujeito às mesmas sensações de um saltador de bungee-jump, porém atinge velocidade muito maior que a deste. A força da gravidade provoca a aceleração do paraquedista, o qual fica submetido à resistência do ar enquanto desce. A resistência causada pelo ar aumenta muito quando o desportista abre o seu paraquedas, fazendo com que a força resultante sobre ele se modifique, e tornando sua velocidade constante, que em geral fica por volta de 200 km/h.”

Vejamos o caso da patinação, a qual pode ocorrer em salão ou no gelo.

“Quanto mais força o patinador faz contra o chão, mais depressa aumenta sua velocidade (de acordo com a segunda lei de Newton). Pessoas maiores levam mais tempo para acelerar, pois a sua massa corresponde uma medida de inércia do corpo. Percebe-se que na patinação no gelo o atrito entre o patins e o chão é menor do que na patinação de salão, uma vez que a pressão exercida pelo patinador faz o gelo derreter nos pontos de contato durante o movimento.”

“O atletismo é um esporte que demanda alto gasto de energia, em média 20 calorias por minuto (cal/min), contra 8 cal/min gastas num jogo de vôlei. Na verdade, não há gasto de energia, o correto é entender que há transformação da energia potencial química (fornecida pelos alimentos) em outras formas, como as energias cinética e térmica. Para obter boa velocidade, é necessário aumentar a frequência das passadas, e ainda, dar passos mais curtos e em menos tempo, para obter melhor rendimento nessa modalidade.”

Outras modalidades esportivas interessantes ao estudo da física são o rapel, alpinismo, mergulho, iatismo, remo, surf e dança.

“O rapel é uma técnica de descida por meio de corda, na qual a pessoa desliza controladamente. Além de esporte, é utilizado em resgates e exploração de cavernas, por exemplo. Quem pratica rapel tem que entender bem o significado de equilíbrio, atrito, peso, energia potencial gravitacional e a resultante das forças aplicadas em roldanas fixas e móveis. O ideal seria realizar exercícios práticos de rapel, tanto subida quanto descida, para aplicar os conceitos teóricos relativos a este esporte.”

“O alpinismo também requer conhecimentos sobre equilíbrio, peso, gravidade, atrito, energia, velocidade do vento e pressão atmosférica. Enquanto a pressão exercida (pelo ar) sobre o alpinista diminui com a altura, no mergulho ocorre o contrário - a pressão exercida (pela água) aumenta com a profundidade, e, em ambos os casos, o desportista deve adaptar-se gradualmente à nova situação para não sofrer desmaios ou outros efeitos perigosos à saúde.”

“O iatismo é um esporte muito útil para se entender grandezas vetoriais, como a velocidade e a resistência do ar e da água. A aceleração do iate, ou vela, depende diretamente das forças exercidas pelo ar e do equilíbrio habilidoso do praticante (primeira e segunda lei de Newton).”

“O remo e o surf igualmente permitem estudar os conceitos de velocidade, resistência do ar e da água, as três leis de Newton, equilíbrio, peso e empuxo.”

“A dança, vista por alguns como esporte e por outros como lazer, é semelhante à patinação, e nela se destaca o equilíbrio, a frequência e velocidade de rotação, o atrito com a pista, massa e peso da praticante, centro de gravidade, entre outros elementos."

Partindo-se da compreensão dos esportes, torna-se mais estimulante e fácil estudar física. Destaco a importância de incentivar os alunos a pesquisar e explicar para os colegas cada modalidade esportiva, inclusive as já conhecidas por eles, como o vôlei, basquete, futebol de salão e de campo.

Ao jogar, os alunos também podem observar atentamente a trajetória da bola, o impulso dado no saque, o atrito entre pé e calçado ou chão e calçado, a velocidade da bola, a energia gasta na partida, etc. Embora existam especificidades em cada esporte, uns sendo individuais outros coletivos, há um campo enorme de possibilidades de se aprender com eles!  Arrisque-se...